Quase lá: Dia da Amazônia será celebrado com eventos por todo o país com Dona Onete, Bnegão, Russo Passapusso e muito mais; confira!

Eventos acontecerão ao longo de todo o mês de setembro, tanto nos estados amazônicos como em outras partes do país



Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) | 01 de Setembro de 2023 às 06:06

Dona Onete vai se apresentar em Alter do Chão - Divulgação


Eventos culturais durante todo o mês vão celebrar o Dia da Amazônia, celebrado em 5 de setembro. As atividades não vão se restringir aos estados amazônicos, mas também vão acontecer em cidades de outras regiões do Brasil.

A programação começa já neste sábado (2), com o Festival Amazônia de Pé, em Alter do Chão, em Santarém (PA). Dona Onete, a Rainha do Carimbó Chamegado, é uma das convidadas. No domingo (3), tem festa também em São Paulo (SP), com Russo Passapusso e Nomade Orquestra .

O Dia da Amazônia foi instituído por lei em 2007, no segundo mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na presidência. O objetivo é chamar atenção sobre a importância da preservação da maior floresta tropical do mundo. As atividades culturais já viraram tradição. Neste ano, a mobilização vai contar com mais de 50 artistas.

Além de Alter do Chão (neste sábado) e São Paulo (domingo), outras três cidades terão eventos que vão comandar a comemoração: Manaus (AM) em 9 de setembro; Macapá (AP), 17 de setembro; e São Luís (MA), 30 de setembro. Porém, dezenas de outros eventos fazem parte da programação, em diversos estados. Oficinas, peças de teatro, atividades esportivas e educativas estão no cardápio. A lista completa de atividades está neste link. 

A iniciativa, batizada de Festivais Dia da Amazônia 2023, é organizada pelas organizações socioambientais Nossas, labExperimental, Condô, Tendal da Lapa, Namaloca, Orígenas, Movimento Amazônia de Pé, Associação Gira Mundo, Instituto Mapinguari, Utopia Negra, Reocupa, Lab da Cidade e Instituto Clima e Sociedade (iCS), com a participação de outras dezenas de instituições.

Programação

O evento em Alter do Chão acontece no Lago dos Botos, e tem início às 16h deste sábado (2). Além de Dona Onete, marcarão presença artistas como Priscila Castro, Cleide do Arapemã, Zek Picoteiro, Lane Lima (guardiã tribal da Tribo Munduruku), Marciele Albuquerque e mais. Os detalhes estão no site do evento.

Em São Paulo, o Tendal da Lapa (Rua Guaicurus 1100 - Água Branca) recebe o Baile da Terra a partir das 14h de domingo (3). Russo Passapusso tocará com a Nomade Orquestra, em evento que contará ainda com DJ Ália, Célia Sampaio, os blocos Água Preta e Kaya na Gandaia e muito mais. Mais informações aqui.

Em 9 de setembro é a vez de Manaus, que receberá o Grito Rua. O evento acontece na avenida Autaz Mirim, 4785-4803, bairro São José Operário, a partir de 15h. Entre as presenças confirmadas estão Grupo Kuiá, Lua Negra, Rafa Militão e Banda K'Boclos. Clique aqui para saber mais.

O Festival Nossa Amazônia agita Macapá em 17 de setembro, na Avenida Mario Cruz, entre o Teatro das Bacabeiras e a Praça Veiga Cabral, região central da cidade. As atividades começam às 16h, e contarão com a Banda Negro de Nós cantando com Jhimmy Feiches, Yanna MC, Grupo Movimento sem Limites e mais. Confira os destaques aqui.

Em São Luís, o Re(x)istencia Fest lll está marcado para 30 de setembro, no Parque do Rangedor. A festa começa às 13h, e terá como destaque a presença de BNegão, um dos grandes nomes do hip hop nacional. Também se apresentam Banda Lombreta, Rejane Araújo, Raiz Tribal e muito mais, em evento que vai contar ainda com uma feira agroecológica. Saiba mais clicando aqui.

Edição: Thalita Pires

fonte: https://www.brasildefato.com.br/2023/09/01/dia-da-amazonia-sera-celebrado-com-eventos-por-todo-o-pais-com-dona-onete-bnegao-russo-passapusso-e-muito-mais-confira

 


Matérias Publicadas por Data

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...