Quase lá: Período de inscrições para o 'Prêmio Mulheres Rurais' é prorrogado

Organizada pela Embaixada da Espanha, a segunda edição da premiação para coletivos de mulheres rurais do Brasil está com inscrições abertas até o dia 30 de junho de 2023

Raphaela Peixoto*
postado em 29/05/2023 23:37 - Correio Braziliense
 
 
 
 (crédito: Reprodução/premiomulheresrurais.com.br)
(crédito: Reprodução/premiomulheresrurais.com.br)
 

O prazo de inscrição para o "Prêmio Mulheres Rurais – Espanha Reconhece" foi prorrogado. Agora as inscrições serão recebidas até o dia 30 de junho e devem ser realizadas por meio do preenchimento do formulário online disponível neste link. Coletivos de mulheres de todo país podem se inscrever para concorrer ao prêmio.

A premiação é organizada pelo escritório de Agricultura, Pesca e Alimentação da Embaixada da Espanha, e conta com o apoio das representações no Brasil do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e da ONU Mulheres. A segunda edição terá como foco as iniciativas que reconheçam e fortaleçam o protagonismo feminino na agricultura e nos sistemas agroalimentares locais, na geração de renda, proteção do meio ambiente e mitigação das mudanças climáticas, além de reconhecer e valorizar o trabalho das mulheres relacionado às tarefas de cuidado com a família e comunidade e no fomento à formação de novas lideranças femininas.

“Nesta edição queremos reconhecer o importante papel das mulheres rurais como transformadoras dos sistemas agroalimentares para que sejam mais sustentáveis, já que elas diversificam o catálogo de produtos disponíveis para a alimentação humana e estimulam a territorialização dos processos de produção, buscando reduzir a importação de produtos similares e reconhecendo a importância da agrobiodiversidade nos territórios, a autonomia e a independência alimentar”, afirmou Mar Fernández-Palacios, embaixadora da Espanha no Brasil.

De acordo com a FAO, as mulheres produzem metade dos alimentos no mundo e correspondem a 43% da mão de obra agrícola, mas continuam tendo seu papel e importância negligenciados e ainda estão fora dos principais espaços de decisão. “As mulheres rurais são pilares fundamentais da produção agrícola e da segurança alimentar e nutricional. Precisamos seguir avançando rumo a igualdade de gênero por meio de programas inovadores, políticas e estratégias inclusivas, e a FAO acredita que este prêmio é uma iniciativa importante para que as mulheres rurais sejam mais valorizadas e por consequência também tenham mais acesso a recursos e oportunidades”, explicou Rafael Zavala, representante da FAO no Brasil.

Os três projetos mais bem pontuados receberão prêmios, em dinheiro, que variam entre R$25.000,00 (1º lugar) a R$ 10.000,00 (3º lugar). Além do montante em dinheiro, os três projetos receberão também as seguintes premiações: computadores, assistência técnica (realizado pelo período de seis meses) e mentoria.

Inscrições: https://premiomulheresrurais.com.br/

*Estagiária sob supervisão de Pedro Grigori

fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2023/05/5097939-periodo-de-inscricoes-para-o-premio-mulheres-rurais-e-prorrogado.html

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...