Quase lá: Evento reúne ministros e pesquisadores para discutir o colonialismo na pedagogia social

Importante espaço de reflexão sobre educação social, popular e comunitária, Congresso Internacional de Pedagogia Social contará com palestras do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio de Almeida, e de pesquisadores de países de língua portuguesa

  Publicado: 01/02/2023
Por  - Jornal da USP >https://i0.wp.com/jornal.usp.br/wp-content/uploads/2023/02/aluno-DF-Instituto-Paulo-Freire.jpg?resize=300%2C158&ssl=1 300w, https://i0.wp.com/jornal.usp.br/wp-content/uploads/2023/02/aluno-DF-Instituto-Paulo-Freire.jpg?resize=768%2C403&ssl=1 768w" alt="" width="800" height="420" class="size-full wp-image-604120 jetpack-lazy-image jetpack-lazy-image--handled" style="box-sizing: border-box; height: auto; max-width: 100%; margin: 0px auto 5px; padding: 0px; border: 0px; outline: 0px; font-variant: inherit; font-stretch: inherit; line-height: inherit; vertical-align: middle; font-family: inherit; font-size: 17px; font-style: inherit; font-weight: inherit; display: block;" decoding="async" data-recalc-dims="1" data-lazy-loaded="1" loading="eager" />Aluno soletra a palavra tijolo, Sobradinho (DF) – Foto: Instituto Paulo Freire

Estão abertas as inscrições para o 7º Congresso Internacional de Pedagogia Social (CIPS), que ocorre do dia 15 ao dia 18 de fevereiro, e conta com a participação de professores e pesquisadores de pelo menos dez países. O evento será realizado de maneira presencial, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, e terá transmissão on-line. O foco desta edição será refletir sobre colonialidade, atrelando a ideia de raça como estruturante no pensamento colonial para a subalternização dos povos colonizados. 

Professor Roberto da Silva – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

 

Palestrantes, trabalhadores da rede de assistência social e bolsistas do Mackenzie e da Faculdade de Educação (FE) da USP podem realizar a inscrição gratuitamente. Para as demais pessoas interessadas, os valores variam entre R$ 70 e R$ 120. As inscrições podem ser feitas neste link

“Este é o principal evento sobre educação social na América Latina. A reunião de pesquisas foi a forma que encontramos de mapear a evolução do tema e os trabalhos na área”, explica Roberto da Silva, professor da FE. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação em Regimes de Privação da Liberdade, Silva é o principal organizador dos Congressos Internacionais de Pedagogia Social.

Além de grandes conferências, o evento selecionou 50 trabalhos para comunicações orais que, após aprovação, devem ser publicados no anais do congresso. O evento já acumula cerca de 350 pesquisas comunicadas e publicadas na plataforma SciElo e na Coleção Pedagogia Social, da Expressão & Arte Editora.

Programação

A 7ª edição do congresso contará com três conferências magnas, cinco mesas temáticas, três sessões de cine debate, comunicações orais e lançamento de livros envolvendo cerca de 800 participantes. O megaevento terá o suporte e apoio de cerca de 230 colaboradores entre conferencistas, palestrantes, oficineiros e monitores. Algumas das atividades terão tradução em inglês e interpretação de Libras. 


Ministro Silvio Almeida é um dos convidados do evento – Foto: reprodução

 

O advogado, filósofo e ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio de Almeida, confirmou presença no evento e deve realizar uma conferência sobre a teoria decolonial como um paradigma da libertação. “A ideia é que o ministro, que domina o assunto do racismo estrutural, possa apresentar o tema e abrir uma série de mesas, para ouvirmos dos outros países de colonização espanhola e portuguesa como estão lidando com a educação decolonial”, conta Silva. Ele destaca que Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e República do Mali terão representantes no evento. “Bem como Macau, na China, outro reduto de língua portuguesa”, acrescenta.   

Nisia Trindade de Lima, ex-presidente da FioCruz e atual ministra da Saúde, também foi convidada para palestrar em uma das conferências magnas, para discutir a educação em saúde durante a pandemia de covid-19. A proposta do evento é que pesquisadores da Europa, África e das Américas possam compartilhar a experiência de seus países com o tema. 

Entre os 33 especialistas convidados para palestrar no evento estão Celso Luiz Prudente, Conceição Evaristo e nomes internacionais como Miguel Marrengula (Moçambique), Fernando Jorge Tavares (Cabo Verde), Moussa Diabate (República do Mali), Marcelo David Krichesky (Argentina), entre outros. Confira a programação completa neste link.

O Congresso Internacional de Pedagogia Social é organizado por grupos de pesquisas sediados em diversas instituições públicas como a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e nas Universidades Federais do Paraná (UFPR), Mato Grosso do Sul (UFMS), Pernambuco (UFPE),  Espírito Santo (UFES) e Universidade Federal Fluminense (UFF), em articulação com instituições privadas como a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Universidade Presbiteriana Mackenzie, Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal) e Universidade Católica de Brasília (UCB).

fonte: https://jornal.usp.br/diversidade/evento-reune-ministros-e-pesquisadores-para-discutir-o-colonialismo-na-pedagogia-social/

 


 

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...