Quase lá: Festival NegrArte destaca produções de negras e negros nas artes brasileiras

Evento ocorre no dia 13 de maio e pauta a luta antirracista nas manifestações artísticas

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
 

O Festival NegrArte ocorre no dia 13 de maio, na zona oeste de São Paulo, com entrada franca. - Reprodução Facebook / Festival NegrArte

 

Será realizado no próximo sábado (13) o Festival NegrArte, em São Paulo. O evento acontece no Goethe-Institut e tem o objetivo de destacar as produções de negras e negros nas artes brasileiras.

Para falar sobre este evento, o Central do Brasil desta terça-feira (9) recebeu Lili Santos, idealizadora do Festival NegrArte, publicitária e fomentadora cultural.

O Festival NegrArte nasceu em 2018, com o objetivo de colocar pessoas negras como protagonistas da arte. "A gente ficava muito incomodado de ir em algumas exposições artísticas e só ver os negros como objeto e não como protagonistas da arte e quando a gente via os negros nessas exposições, eram sempre as mesmas pessoas chamadas pelos mesmos curadores. A nossa sensação era de que tinha espaço para muitos outros artistas estarem ali, então essa foi uma necessidade que a gente sentiu de dar voz a muitos artistas, alguns até que já faleceram e não tiveram essa visibilidade tão destacada."

Lili afirmou ainda que a ideia é que os artistas falem sobre a sua arte, sobre o que os inspiram e o porquê sua arte é uma manifestação dentro da luta antirracista. "Então a ideia de ser no dia 13 de maio é exatamente porque a gente acredita que foi a partir desse dia que esse abismo ficou ainda maior."

O Festival NegrArte ocorre na Rua Lisboa, 974, na zona oeste de São Paulo, com entrada franca a partir das 11 horas da manhã. 

Assista agora ao programa completo:

E tem mais!

Cuba

O país tem enfrentado desde o início de abril uma forte crise dos combustíveis, em decorrência da guerra na Ucrânia, com isso, a população tem sofrido com as longas filas nos postos de combustíveis e com a prática de preços abusivos.

China 

Em Xangai, uma conferência reuniu os principais veículos de comunicação popular do sul global, com representantes da América Latina, do Irã, África do Sul e da Rússia.

Edição: Thalita Pires

fonte: https://www.brasildefato.com.br/2023/05/09/festival-negrarte-destaca-producoes-de-negras-e-negros-nas-artes-brasileiras


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...