Michael Hanchard, da Universidade da Pensilvânia, irá proferir palestra na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. O professor é autor do livro “Orfeu e o Poder: O Movimento Negro no Rio de Janeiro e São Paulo (1945-1988)”
No dia 15 de junho, às 15h30, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP promove o evento Os desafios para a promoção da memória negra e o enfrentamento ao racismo e ao fascismo. O encontro ocorre em modalidade híbrida, presencialmente na FFLCH e com transmissão ao vivo pelo canal da faculdade no Youtube. Não é necessário se inscrever para participar.
A conferência contará com a palestra de Michael Hanchard, professor do Departamento de Estudos Africanos da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, e colaborador no núcleo de pesquisa Afro Cebrap. O núcleo é coordenado pela socióloga Márcia Lima, secretária de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo do Ministério Igualdade Racial, e professora da FFLCH.
De acordo com os organizadores, o professor americano trará reflexões sobre a perspectiva da memória negra como contraponto à memória oficial do Estado. Hanchard vai apresentar os impactos do racismo e do fascismo na construção da memória, além das relações entre racismo e fascismo do ponto de vista ideológico e político.
Michael G. Hanchard é autor de Orfeu e o Poder: O Movimento Negro no Rio de Janeiro e São Paulo (1945-1988), Party/Politics: Horizons in Black Political Thought (Oxford, 2006) e, mais recentemente, The Spectre of Race: How Discrimination Haunts Western Democracy (Princeton, 2018). Este último recebeu o Prêmio Ralphe J. Bunche, da American Political Science Association, em 2019 pelo melhor livro sobre pluralismo étnico e cultural, e foi nomeado um dos dez melhores livros de 2018 pelo Times Educational Supplement de Londres.
Serviço:
Os desafios para a promoção da memória negra e o enfrentamento ao racismo e ao fascismo
Horário: 15h30
Local: Auditório Nicolau Sevcenko – Av. Prof. Lineu Prestes, 338 – Cidade Universitária – São Paulo-SP
Mais informações:
fonte: https://jornal.usp.br/diversidade/autor-de-orfeu-e-o-poder-sugere-memoria-negra-para-combate-ao-racismo-e-ao-fascismo/