Conheça o trabalho de mulheres que atuam no enfrentamento à violência doméstica e familiar
O Ministério das Mulheres divulgou, nesta terça-feira (05). o segundo episódio da websérie Maria da Penha - Retrato do Brasil em seu canal no YouTube, trazendo o trabalho de duas mulheres que atuam no enfrentamento à violência doméstica e familiar. Entre elas, Joelfa Farias, coordenadora do Centro de Referência Estadual da Mulher do Piauí, que percorre o estado no 'Ônibus Lilás', realizando oficinas e rodas de conversa para tornar a Lei Maria da Penha mais conhecida pela população.
'’Quando conheci o projeto, não tinha ideia da dimensão que era - um ônibus! Mas entender que esse ônibus chega a lugares que as políticas públicas não chegam e que meu papel como assistente social, e como mulher sobrevivente da violência doméstica, também é salvar, orientar e fortalecer outras mulheres”, destaca.
O episódio também traz uma entrevista com Juliana Costa, coordenadora de Treinamento da Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180. Em seu depoimento, Juliana destaca que o serviço funciona todos os dias, 24 horas por dia. “A violência contra a mulher não tem classe social, daí a importância do serviço estar disponível para todas as mulheres”, ressalta a coordenadora.
Assista ao episódio:
Webisérie'Maria da Penha - Retrato do Brasil
Lançada em 28 de novembro, a webisérie Maria da Penha - Retrato do Brasil é dividida em quatro capítulos que vão ao ar às terças-feiras, a partir das 6h no canal do Ministério das Mulheres no YouTube. O primeiro episódio trouxe a história da hoje militante dos direitos das mulheres Maria da Penha, que sofreu duas tentativas de feminicídio por parte do ex-marido.
No penúltimo episódio, a atual ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, a assessora parlamentar da pasta, Regina Adami, e a deputada federal Jandira Feghali irão abordar a mobilização e articulação das mulheres na elaboração da Lei Maria da Penha.
Já no último episódio, advogadas que atuam na área falam do que mudou no Judiciário após a entrada em vigor da lei. São ouvidas a advogada feminista Myllena Calazans, integrante do Consórcio Lei Maria da Penha; a ex-ouvidora da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-PR), Ana Paula Schwelm; e a professora e especialista em direitos das mulheres, Soraia Mendes.