Quase lá: DPU instituirá Observatório sobre Violência Contra as Mulheres nesta quinta-feira (7)

O evento, uma parceria com o Ministério das Mulheres, ocorrerá na sala do Conselho Superior da DPU, em Brasília, às 10 horas.

observatorio DPU

Brasília - A Defensoria Pública da União (DPU) instituirá o Observatório sobre Violência Contra as Mulheres nesta quinta-feira (7). O evento de lançamento ocorrerá antes do Dia Internacional da Mulher e chamará atenção para os desafios enfrentados pelas mulheres, incluindo disparidades salariais, violência de gênero, acesso desigual à educação e discriminação no local de trabalho.

O evento, uma parceria com o Ministério das Mulheres, ocorrerá na sala do Conselho Superior da DPU, em Brasília, às 10 horas. Também poderá ser acompanhado online aqui.

A equipe do Observatório trabalhará para estabelecer um canal no recebimento, processamento e encaminhamento de denúncias de violências contra as mulheres no âmbito da DPU.

Atuando na defesa das mulheres vítimas de todo tipo de violência, o Observatório terá por finalidade os seguintes tópicos:

  • Produzir e analisar relatórios a partir dos dados obtidos pelo Observatório;
  • Planejar, coordenar e implementar ações estratégicas e estruturais voltadas à defesa das mulheres vítimas de violência;
  • Fomentar a capacitação e a educação em direitos do público interno e externo da DPU sobre o tema da violência contra as mulheres;
  • Fazer interlocução com outras instituições, sociedade civil e esferas de governo visando à promoção dos direitos humanos e da defesa dos direitos fundamentais das mulheres vítimas de violência, bem como a atuação em rede;
  • Manter a memória de atuação e das ações efetuadas pelo Observatório;
  • Indicar membro para representar a Defensoria Pública da União em reuniões, audiências públicas e outros eventos que tratarem do tema da violência contra as mulheres.

Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União

fonte: https://www.dpu.def.br/noticias-institucional/233-slideshow/79229-dpu-instituira-observatorio-sobre-violencia-contra-as-mulheres-nesta-quinta-feira-7


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...