Quase lá: Ministério da Igualdade Racial anuncia convênio com banco CAF para investimento em políticas para a igualdade racial

Objetivo é apoiar o desenvolvimento institucional da pasta, promover programas e políticas e aprimorar o marco legislativo sobre o tema

Publicado em 18/01/2024 15h50 - Ministério da Igualdade Racial
mir-e-caf.jpeg

Foto: Rithyele Dantas/MIR

Foi assinado nesta quinta-feira (18), em Brasília, o Gente Negra - Reconstrução e Desenvolvimento, um convênio de cooperação técnica entre o Ministério da Igualdade Racial (MIR) e o CAF - banco de desenvolvimento da América Latina e Caribe. 

Cooperação tem como objetivo apoiar o desenvolvimento institucional da agenda antirracista, além de promover programas e políticas públicas dirigidas à população negra e aprimorar o marco legislativo que respalda a concepção e a implementação de iniciativas governamentais com enfoque étnico-racial. 

A parceria prevê o investimento na elaboração de programas e projetos que consolidam a política de promoção da igualdade racial em níveis estadual, distrital e municipal, a produção de informações sobre os sistemas produtivos em territórios quilombolas, o fortalecimento da agenda de Combate à Fome e à Pobreza com igualdade de gênero e raça do MIR, bem como o aprimoramento das políticas de memória e reparação. Ainda, será desenvolvido um conjunto de dados e informações que serão utilizados na construção do Plano Nacional de Esporte sem Racismo.

“Essa parceria tem um peso muito importante para nós. Investir em igualdade racial é investir diretamente no desenvolvimento socioeconômico do país. Promover dignidade à população negra, que representa a maior parte do Brasil, beneficia todo o país e o apoio do CAF é essencial para impulsionar a promoção da igualdade racial”, pontuou a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.

Para a representante do CAF no Brasil, Estefanía Laterza, “o Brasil conta com a segunda maior população afrodescendente da América Latina, grupo esse marcado por uma forte exclusão de direitos, o que impacta nos índices de qualidade de vida. Com a cooperação assinada hoje, poderão ser construídas formas de reduzir essas desigualdades, por meio de políticas e propostas de legislações inovadoras”.

fonte: https://www.gov.br/igualdaderacial/pt-br/assuntos/copy2_of_noticias/ministerio-da-igualdade-racial-anuncia-convenio-com-banco-caf-para-investimento-em-politicas-focadas-na-populacao-negra

 

 


Matérias Publicadas por Data

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...