Quase lá: Lula se encontra com presidente da Fifa para trazer Copa Feminina ao Brasil

Presidentes do Brasil e da Fifa se reuniram durante COP28 e trataram sobre a candidatura do país para sediar a competição mundial em 2027

Reprodução/Instagram
Imagem mostra presidente Lula e Gianni Infantino - Metrópoles

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou com Gianni Infantino, presidente da Fifa, em Dubai, durante a COP28. Eles trataram da realização da Copa do Mundo Feminina no Brasil, em 2027.

O encontro foi no último fim de semana. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apresentará, nesta semana, em Zurique, na Suíça, a candidatura oficial do Brasil para sediar a competição mundial. O prazo para entrega das propostas se encerra nesta quinta-feira (7/12).

O Brasil é o grande favorito para sediar a próxima edição do torneio, que, em 2023, foi realizado na Austrália e na Nova Zelândia. O governo federal, em parceria com a CBF, tem se empenhado para que a competição seja realizada em solo brasileiro.

O favoristismo brasileiro ganhou força nos últimos dias. Isso porque um dos países que se candidataram — a África do Sul — desistiu de sediar o evento e abriu espaço para a proposta do Brasil. No momento, a candidatura de três países –Bélgica, Alemanha e Holanda — surge como principal concorrente à brasileira.

A sede do certame será anunciada oficialmente pela Fifa em maio de 2024.

Briga política preocupa Fifa

Apesar das tratativas com o governo brasileiro, a Fifa vê com preocupação movimentos políticos no sentido de afastar o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues. Isso afetaria não só a candidatura do Brasil como sede do torneio de futebol feminino como também provocaria a suspensão de equipes em competições como o Mundial de Clubes e a Libertadores. Neste caso, a participação do Fluminense, campeão da Libertadores 2023, seria prejudicada. O tricolor disputa o torneio a partir do dia 12 de dezembro.

Na última semana, Ricardo Teixeira e Marco Polo Del Nero, dois ex-presidentes da CBF, iniciaram um movimento que tem por objetivo afastar Ednaldo Rodrigues do comando da Confederação.

A intenção dos ex-presidentes da entidade, porém, é para anular a eleição do atual mandatário e indicar um interventor.

A briga política chegou ao conhecimento da Fifa. A entidade tomou atitude logo após a Justiça do Rio de Janeiro pautar para esta quinta-feira (7/12) uma ação que pode anular um acordo entre a CBF e o Ministério Público, que ajustou o estatuto da Confederação.

Na última quarta-feira (29/11), a Fifa emitiu um comunicado à CBF. A entidade reafirmou que os filiados devem resolver suas pendências sem a interferência de terceiros e que o descumprimento pode gerar suspensões aos respectivos membros.

 

fonte: https://www.metropoles.com/esportes/lula-se-encontra-com-presidente-da-fifa-para-trazer-copa-feminina-para-o-brasil

 


Matérias Publicadas por Data

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...