A Câmara Municipal de Campina Grande corrompe a história quando exalta latifundiários ligados à exploração e opressão do povo do campo em vez de prestar homenagens às vítimas dos conflitos agrários e de cobrar justiça para Margarida Maria Alves

COMISSÃO PASTORAL DA TERRA

No documento, o regional da CPT repudia a decisão da Câmara Municipal de Campina Grande (PB) de homenagear um dos acusados de envolvimento no assassinato da sindicalista Margarida Alves, José Buarque de Gusmão Neto, Zito Buarque, colocando o seu nome em uma das novas ruas da cidade.

A Comissão Pastoral da Terra Nordeste 2 (CPT NE2) repudia a decisão da Câmara Municipal de Campina Grande (PB) de homenagear José Buarque de Gusmão Neto, Zito Buarque, colocando o seu nome em uma das novas ruas da cidade. A Lei nº 183 de 2022 tem autoria do vereador Waldeny Santana (União Brasil) e foi aprovada na semana passada, por 15 votos a favor e um único voto contra - voto da vereadora Jô Oliveira (PCdoB).

Zito Buarque esteve envolvido em diversas denúncias por sua ligação com a exploração do trabalho e a violência no campo no estado da Paraíba. Zito também ficou conhecido pela acusação de envolvimento no assassinato da líder sindical e trabalhadora rural Margarida Maria Alves, em 1983. Embora tenha sido absolvido pela justiça, a homenagem feita pela Câmara Municipal de Campina Grande ao empresário representa um ataque à luta dos povos do campo e aos direitos humanos.

A Câmara Municipal de Campina Grande corrompe a história quando exalta latifundiários ligados à exploração e opressão do povo do campo em vez de prestar homenagens às vítimas dos conflitos agrários e de cobrar justiça para Margarida Maria Alves, vítima de um crime que continua impune mesmo após 39 anos. Lamentamos a perversão da memória e da mensagem do evangelho. Não podemos permitir tamanha perversão da história, pela memória de Margarida e de tantas(os) outras(os) mártires que tiveram suas vidas ceifadas na luta por justiça, terra e pão.

“É melhor morrer na luta do que morrer de fome!"
Margarida Maria Alves, presente!

 

 

FONTE: https://cptnacional.org.br/publicacoes/noticias/acoes-dos-movimentos/6154-cpt-nordeste-ii-divulga-nota-de-repudio-a-decisao-da-camara-municipal-de-campina-grande-pb-de-homenagear-um-dos-acusados-de-envolvimento-no-assassinato-da-sindicalista-margarida-alves


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...