Quase lá: Cfemea presente nas eleições de 2022, as mulheres construindo a alternativa ao fascismo

Neste final de semana as ativistas do Cfemea estiveram no centro de Brasília para distrubuir panfletos da camapanha "Meu Voto Vale Muito" e conversar com eleitores e eleitoras

cfemea esperanca eleicoes2022b 

“Meu voto vale muito” é a nova aposta do CFEMEA e mais 17 organizações para disputar os votos das mulheres em favor de candidaturas que defendam a democracia nas eleições de 2022.

 

 
 

esperanca garra silva1Para isso, o CFEMEA realizou uma pesquisa com mulheres de 18 a 25 anos, liderada  pelo Instituto Locomotiva, para entender os principais desafios das mulheres brasileiras hoje, como enxergam temas relacionados aos direitos das mulheres e  feminismo, como se relacionam com a política institucional e eleições. Apesar das diferenças de perfil das mulheres que participaram da pesquisa, todas apresentaram uma preocupação em comum: as dificuldades financeiras e a queda da qualidade de vida. Há uma demanda por soluções concretas, mais do que posicionamentos ideológicos. No contexto “Pós-Pandemia”, mesmo as mulheres que não foram impactadas diretamente pelo desemprego sofreram com consequências como queda de clientela (no caso das autônomas) e diminuição da renda. São mulheres cuja renda é significativa no orçamento doméstico, quando não  representa sua totalidade. 

A ideia da campanha “Meu voto vale muito” é abrir um canal de diálogo direto com  as mulheres desacreditadas da política. Para isso, o CFEMEA usará como estratégia a relação direta entre o voto e a possibilidade de transformação social na vida das  mulheres. Outra estratégia também é envolver mulheres jovens como replicantes da ideia de que é preciso mudar a realidade política atua. Para o Cfemea, ainda que as  mulheres nem sempre relacionem aquilo que querem da política com o feminismo ou com um posicionamento de esquerda, as mulheres querem se ver representadas nos espaços de poder e estão atentas a quais candidaturas vão dialogar com as suas demandas cotidianas. Em meio à crise econômica e diante da falta de políticas públicas, elas querem projetos que mudem para valer a vida no país, garantindo emprego e uma vida digna para todo mundo. São essas as mulheres que podem  decidir esta eleição. 

A campanha também é pautada pela diversidade, com incentivo ao voto em candidatas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, da comunidade LGBTQIAP+ e PCD. Quem acompanhar as redes sociais do CFEMEA vai conhecer “Esperança”, a  persona da campanha e representante das muitas diversidades que encontramos em nossa sociedade. 

“Em cada mulher há uma Esperança.” 

Como resultado, se espera que nestas eleições, as mulheres possam ultrapassar o histórico de sub-representatividade e falta de incentivos que impede que elas cheguem em lugares de liderança na política brasileira. Além de conversar com as mulheres sobre o importante papel que exercem como eleitoras e os poderes que  seus votos têm.

Realização

CFEMEA – É uma organização não governamental feminista e antirracista, de caráter  público e sem fins lucrativos. Desde a criação, em 1989, luta pelos direitos sexuais e  direitos reprodutivos no Brasil, se tornando referência nacional no movimento feminista  e de mulheres. 

REDEH – Rede de Desenvolvimento Humano, é uma associação civil, sem fins lucrativos  e tem como missão a promoção do desenvolvimento humano que contemple a  igualdade entre os gêneros, raças, etnias, o desenvolvimento justo e sustentável, a  proteção e conservação do meio ambiente e promoção da diversidade cultural.

Grupo Impulsor 

AMB – Articulação de Mulheres Brasileiras  

CONIC – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil 

Criola 

Geledés – Instituto da Mulher Negra 

IMA – Instituto de Mulheres da Amazônia 

INESC – Instituto de Estudos Socioeconômicos 

Instituto Alziras 

Instituto Patrícia Galvão 

Kuñangue Aty Guasú – Assembleia de Mulheres Guarani Kaiowá 

LBL – Liga Brasileira de Lésbicas  

Mapa do Acolhimento – Nossas 

Me Representa 

Meu voto será feminista 

Plataforma pela Reforma do Sistema Politico  

Rede de Mulheres Negras do Nordeste 

RENFA – Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas 

SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia

meu voto vale muito1


Matérias Publicadas por Data

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...