O novo aplicativo Laudelina – Versão WEB, voltado às trabalhadoras domésticas, foi saudado como uma conquista para a luta da categoria por sindicalistas

Themis - 3 DE OUTUBRO DE 2022


O novo aplicativo Laudelina – Versão WEB, voltado às trabalhadoras domésticas, foi saudado como uma conquista para a luta da categoria por sindicalistas, parceiros e comunicadores que participaram da apresentação online de pré-teste do app, na tarde da última quinta-feira (29/9).

A versão inicial do app já foi reconhecida pelo formato inovador: em 2020, venceu o prêmio Equals in Tech Awards, na “Categoria Acesso – Melhorando o acesso, a conectividade e a segurança de mulheres e meninas à tecnologia digital”. A premiação é uma das principais do mundo para projetos de tecnologia que reduzam a desigualdade entre homens e mulheres.

Em sua nova versão, o app passa a contar com espaço para vídeos, podcasts, redes de contatos e órgãos de proteção para denunciar o trabalho doméstico análogo à escravidão. O desenvolvimento do aplicativo é da Be220 e a realização da Themis em parceria com a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad).

“O app é uma ferramenta para acessarmos a qualquer hora, quando tivermos disponibilidade, para nos informarmos sobre os nossos direitos. Muitas trabalhadoras domésticas não sabem o endereço dos sindicatos, que também estão ali. O objetivo é manter a categoria atualizada sobre seus direitos e defender as trabalhadoras de quem, mesmo sabendo da existência de uma lei, não a respeita”, afirmou a coordenadora da Fenatrad, Luiza Batista.

Mais visual e funcional, a nova versão do app foi apresentada por Gabriel Azambuja, designer de produtos digitais da BE220. A apresentação permitiu o entendimento de todo o processo de construção do aplicativo.

A nova versão recebeu elogios da Procuradora Regional do Trabalho Adriane Araújo: “O app está mais “limpo”, é mais fácil visualizar todos os passos. Estamos muito felizes com essa parceria com a Themis e a Fenatrad. Acredito que a gente só fortalece a luta e a formação de redes”.

A presidente do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Nova Iguaçu, Cleide Silva Pereira Pinto, avaliou os avanços. “A primeira versão já estava muito boa. Essa é ainda melhor, com mais coisas que podem ser aproveitadas no dia a dia, como a denúncia do trabalho análogo à escravidão. A parceria com a Themis dá certo. Todas as coisas que fazemos juntas têm frutos muito bons. Parabéns para nós!”, disse.

A nova versão do app Laudelina conta com a tecnologia PWA, o que permite que as usuárias o acessem desde o navegador do celular, com agilidade e praticidade e sem a necessidade de fazer downloads ou ter uma conexão de alta velocidade. As melhorias democratizam o acesso de novas trabalhadoras ao aplicativo.

“Uma das vertentes da Cummins é o apoio a esse tipo de iniciativas, que está relacionado a um dos nossos projetos globais de empoderamento feminino, o Cummins Powers Women. É importante conhecer a nova versão do app e saber que estamos apoiando um movimento com muitas trabalhadoras domésticas para garantir seus espaços e os direitos”, afirmou Soraia Senhorini Franco, Gerente Executiva de Responsabilidade Corporativa da Cummins Brasil, apoiadora do aplicativo através do projeto “Fortalecendo o movimento de trabalhadoras domésticas através da tecnologia e aprendizagem”, desenvolvido em parceria com a CARE Internacional.

 

fonte: https://themis.org.br/novo-app-laudelina-versao-web-e-apresentado-para-teste-a-trabalhadoras-e-parceiros-e-comunicadores/

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...