O que você sabe sobre a luta das mulheres? O que você entende sobre as diferentes correntes feministas e como elas se desenvolveram em diferentes países?

 

O que você sabe sobre a luta das mulheres? O que você entende sobre as diferentes correntes feministas e como elas se desenvolveram em diferentes países? Se faltam na sua estante obras sobre mulheres falando sobre outras mulheres, aqui vai uma lista de 10 livros:

Para educar crianças feministas, de Chimamanda Ngozi Adichie

Neste breve manifesto, Adichie traz conselhos simples e precisos de como oferecer uma formação igualitária a todas as crianças, o que se inicia pela justa distribuição de tarefas entre pais e mães. Uma leitura essencial para homens e mulheres, pais de meninas e meninos, que desejam preparar seus filhos para o mundo contemporâneo e contribuir para uma sociedade mais justa. Tradução de Denise Bottmann. Saiba mais.

Mulheres e ficção, Virginia Woolf

Hoje considerada uma das maiores escritoras do século XX, Virginia Woolf foi uma grande romancista e ensaísta, bem como figura de destaque na história da literatura como feminista e modernista. Ela se preocupava em particular com a experiência das mulheres, não apenas nos romances, mas também nos ensaios. Com ensaios que versam sobre a autora Jane Austen, as personagens Jane Eyre e Catherine Earnshaw (de O morro dos ventos uivantes) e vários outros temas, Woolf explora o lugar que as mulheres ocuparam e ainda podem ocupar na literatura. Saiba mais.

Quem tem medo do feminismo negro?, de Djamila Ribeiro

Um livro essencial e urgente, pois enquanto mulheres negras seguirem sendo alvo de constantes ataques, a humanidade toda corre perigo. Reúne um longo ensaio autobiográfico inédito e uma seleção de artigos publicados por Djamila Ribeiro no blog da revista CartaCapital, entre 2014 e 2017. Saiba mais.

A mãe de todas as perguntas, de Rebecca Solnit

Solnit parte das ideias centrais de maternidade e silenciamento feminino para tecer comentários indispensáveis sobre diferentes temas do feminismo: misoginia, violência contra a mulher, fragilidade masculina, o histórico recente de piadas sobre estupro e outros mais. Cristalinos e contundentes, seus ensaios devolvem ao tema toda a gravidade ele merece, sem abrir mão da poesia e do humor característicos de sua escrita. Saiba mais.

Explosão feminista, organizado por Heloisa Buarque de Hollanda

Fruto de extensa pesquisa, este livro-ocupação procura apontar de onde vem a força avassaladora do feminismo na última década e as mudanças pelas quais passou ao longo dos anos. Composto por múltiplas vozes, o volume busca mostrar pontos de convergência e divergência entre os muitos feminismos que compõem o cenário brasileiro atual. Saiba mais.

Ela disse, de Megan Twohey e Jodi Kantor

Como duas jornalistas conquistaram a confiança de dezenas de mulheres, expuseram os casos de assédio de Harvey Weinstein e deram um dos maiores furos jornalísticos da década em uma reportagem que alçou o movimento #MeToo à escala global. Saiba mais.

Extraordinárias, de Aryane Cararo e Duda Porto de Souza

Este volume, resultado de uma extensa pesquisa, chega para trazer o reconhecimento que elas merecem. Nele, você vai encontrar perfis de revolucionárias de etnias e regiões variadas, que viveram desde o século XVI até a atualidade, e conhecer os retratos de cada uma delas, feitos por artistas brasileiras. Saiba mais.

A origem do mundo, de Liv Strömquist

Por que as sociedades alimentaram uma relação tão esquizofrênica com a vagina ao longo dos séculos? Por que a menstruação é um tema apagado de nossa cultura quando costumava ser algo sagrado para os povos ancestrais? A origem do mundo escancara interditos e desafia mitos e tabus. Um quadrinho genial, catártico e absolutamente necessário. Saiba mais.

ABCDelas, de Janaina Tokitaka

 A cada letra, o leitor vai conhecer histórias raras e valiosas de mulheres que revolucionaram seus campos de atuação. Foram essas heroínas do dia a dia que contribuíram para que as mulheres de hoje pudessem trabalhar em diferentes áreas, mesmo em profissões que um dia foram consideradas "masculinas". Cada história biográfica é apresentada na forma de um pequeno conto muito bem-humorado acompanhado de lindas ilustrações que homenageiam as mulheres retratadas. Saiba mais.

Mulheres na luta, de Jenny Jorahl e Marta Breen

Neste quadrinho, as autoras destacam batalhas históricas das mulheres — pelo direito à educação, pela participação na política, pelo uso de contraceptivos, por igualdade no mercado de trabalho, entre várias outras —, relacionando-as a diversos movimentos sociais. O resultado é um rico panorama da luta feminista, que mostra o avanço que já foi feito — e tudo o que ainda precisamos conquistar. Tradução de Kristin Lie Garrubo. Saiba mais.

 

fonte: https://www.blogdacompanhia.com.br/conteudos/visualizar/10-livros-escritos-por-mulheres-sobre-mulheres

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...