À CNN Rádio, Marcelle Decothe, gestora do Instituto Marielle Franco, lembrou que as mulheres negras são as mais afetadas pelos efeitos do aquecimento global e precisam ser ouvidas na COP27

 

Ricardo Gouveiada CNN

Em São Paulo

 

Marcelle DecothAs soluções para as mudanças climáticas precisam ser discutidas com as pessoas atingidas pelos efeitos delas em comunidades. O diagnóstico vem da gestora de programas do Instituto Marielle Franco e integrante da Coalizão Negra por Direitos, Marcelle Decothe. Ela está na Cúpula do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP27, realizada no Egito.

“São essas pessoas majoritariamente negras, essas mulheres que enfrentam cotidianamente a escassez de água e as enchentes, o produto das consequências climáticas que a gente vive no mundo”, apontou Marcelle em entrevista à CNN Rádio. “A gente está aqui para dizer que a solução tem que vir do protagonismo dessas pessoas.” 

Outro problema sinalizado pela gestora é a falta de representatividade feminina entre as lideranças presentes na COP27.

“O que eu tenho visto é uma concentração de homens nas mesas de negociação global. E justamente mais mulheres no lugar da sociedade civil, que faz o diagnóstico, a cobrança e apresenta a solução”, relata. 

Marcelle Decothe alega que essa disparidade mostra que não é possível debater mudanças climáticas sem discutir gênero e sem ouvir as pessoas mais afetadas.

 

fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/nao-se-debate-mudancas-climaticas-sem-discussao-de-genero-diz-especialista/

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...