Nove organizações da sociedade civil são eleitas para titularidade e integram CNDH, CPT passa a compor o conselho enquanto suplente

Por Andressa Zumpano do setor de comunicação da CPT Nacional
Fotos: Claúdia Pereira | Pastorais do Campo

O Conselho Nacional dos Direitos Humanos - CNDH divulgou a lista com resultado preliminar do processo eleitoral de movimentos sociais e organizações da sociedade civil para compor o colegiado no biênio 2022-2024. A eleição foi realizada nesta quinta e sexta (17 e 18 de novembro), durante o Encontro Nacional, com 109 entidades habilitadas.

As entidades eleitas para titularidade são: Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas; Associação Brasileira de Saúde Mental; Plataforma de Direitos Humanos - Dhesca Brasil; Central Única dos Trabalhadores do Brasil - CUT Brasil; Instituto Nacional Para o Desenvolvimento Social e Cultural do Campo; Central de Cooperavas e Empreendimentos Solidários do Brasil; Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação – FNDC; Movimento Nacional População de Rua; Articulação dos Povos Indígenas do Brasil. 

A Comissão Pastoral da Terra foi eleita para suplência, passando a integrar o conselho.Todo o processo eleitoral ocorreu conforme o Edital de Convocação, nº 01, de 30 de maio de 2022, republicado em 10 de junho de 2022, e a Lei 12.986, de 2 de junho de 2014.

O Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) é um órgão colegiado de composição paritária que tem por finalidade a promoção e a defesa dos direitos humanos no Brasil através de ações preventivas, protetivas, reparadoras e sancionadoras das condutas e situações de ameaça ou violação desses direitos, previstos na Constituição Federal e em tratados e atos internacionais ratificados pelo Brasil.

Confira o resultado preliminar em: http://bit.ly/3Ast0sc

 

fonte: https://www.cptnacional.org.br/publicacoes/noticias/acoes-dos-movimentos/6235-cndh-divulga-resultado-da-eleicao-de-movimentos-sociais-e-organizacoes-da-sociedade-civil-eleitos-para-compor-o-conselho

 


Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...