O projeto de lei para a criação da data que será comemorada todo dia 21 de março, é de autoria do deputado federal Vicentinho (PT-SP)

 

 Publicado: 06 Janeiro, 2023 - 15h49 | Última modificação: 06 Janeiro, 2023 - 15h59

Escrito por: Redação CUT/ Erica Aragão | Editado por: Rosely Rocha

 FÁBIO POZZEBOM/ AGÊNCIA BRASIL
notice

 

A partir de agora o país terá um Dia Nacional para celebrar as Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé e será em todo 21 de março. A sanção foi assinada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e pelas ministras Margareth Menezes (Cultura) e Anielle Franco (Igualdade Racial). A criação da data foi publicada hoje Diário Oficial da União (DOU). 

O projeto de lei para a criação da data, de autoria do deputado federal Vicentinho (PT-SP), foi aprovado na Câmara no dia 21 de dezembro após o Senado fazer uma emenda à proposta. Anteriormente, o texto previa que a celebração fosse no dia 30 de setembro, mas o Senado sugeriu 21 de março. 

A nova data coincide com o marco escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para, anualmente, instalar uma rede intercontinental de conscientização pelo Dia Internacional contra a Discriminação Racial. O dia foi escolhida em memória às 69 vítimas do massacre de Sharpeville, bairro negro da África do Sul.

Sobre o massacre de Sharpeville

O massacre aconteceu durante o Apartheid, regime de segregação racial em que colonizadores brancos britânicos e holandeses classificaram a população em quatro raças (brancos, pretos, mestiços e indianos), para dividir quais cidadãos teriam direitos plenos e quais não.

Os brancos tomaram para si quase todo o território, cerca de 87%, expulsando 3,5 milhões de pessoas das áreas em que residiam. Os negros foram obrigados a viver em cidades-dormitório, chamadas de "townships" e reservas étnicas, os "banstustões" e eram obrigados a pedir permissão para viajar, sob risco de prisão e multa. 

O regime foi instaurado em 1948 por um pastor protestante de ascendência francesa, Daniel François Malan, e terminou, de fato, em 1994, após as eleições livres que alçaram Nelson Mandela à presidência.

REPRODUÇÃOReprodução

Repercussão nas redes sociais

A lei foi elogiada no Twitter. Teve gente que disse que a data representa a liberdade religiosa, outros disseram ser vitória do povo de Terreiro e também teve publicação celebrando um marco legal significativo para a cultura afro-brasileira.

REPRODUÇÃOreprodução

REPRODUÇÃOreprodução 

 

fonte: https://www.cut.org.br/noticias/lei-do-dia-de-tradicoes-de-matrizes-africanas-e-candomble-e-sancionada-por-lula-7c1b

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...