Tema da redação partiu de artigo publicado por juíza em 2019 e foi celebrado nas redes

 

Por
Sul 21
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
 
 
vestibular ufrgs
Primeiro dia de Vestibular teve Redação e outras provas | Foto: Ana Terra Firmino/UFRGS
 

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul21 (UFRGS) realizou neste sábado (14) o primeiro dia do Vestibular 2023. com provas de de Redação, História, Língua Portuguesa, Literatura e Matemática [confira o gabarito]. O tema da Redação, “O apagamento das mulheres na história e o direito à memória”, foi muito celebrado nas redes sociais por estudantes que prestaram a prova e internautas.

A proposta do tema parte de um artigo escrito pela juíza do Trabalho Daniela Valle R. Muller para a revista Carta Capital, em 2019.

“A verdade é que passamos a enxergar o que já acontece faz tempo, afinal, o apagamento da mulher na história e/ou a diminuição do seu papel eram tidos como ‘naturais’ e só passaram a ser percebidos como problema há pouco tempo.” Muller cita exemplos de apagamentos de mulheres na História e defende que “resgatar a memória de luta das mulheres é uma necessidade para enfrentar, hoje, o retrocesso representado pela opressão machista e patriarcal; portanto, conhecer, registrar e divulgar os feitos das mulheres, suas lutas, suas ideias, suas estratégias de solidariedade e enfrentamento é dar nova vida a essas guerreiras, evitando que fiquem nos registros históricos como derrotadas e insignificantes”, diz o artigo, que foi apresentado no caderno da prova.

De acordo com a UFRGS, a prova de Redação pedia que o vestibulando simulasse fazer parte de um grupo universitário de caráter heterogêneo que estuda e debate assuntos da contemporaneidade. “Na situação hipotética, o texto de Daniela Valle R. Muller é lido para o grupo e gera caloroso debate em que alguns colegas concordaram completamente com a autora e outros discordaram veementemente. O professor coordenador da atividade pede que sejam criados textos dissertativos que apresentem claramente um posicionamento acerca das opiniões lançadas pela juíza”.

Confira algumas reações ao tema:

vestibular ufrgs2
vestibular ufrgs3

O Vestibular da UFRGS segue neste domingo com as provas de Biologia, Física, Geografia, Língua Estrangeira Moderna e Química. Os portões dos locais de prova abrem às 13h30 e serão fechados pontualmente às 14h.

O concurso tem 21.969 candidatos, dos quais 12.771 são para a modalidade Acesso Universal e 9.198 candidatos que optaram por uma das oito modalidades de Ações Afirmativas (cotas). Ao todo, 4.008 vagas são oferecidas.

 

fonte: https://sul21.com.br/noticias/educacao/2023/01/apagamento-das-mulheres-na-historia-foi-tema-da-redacao-do-vestibular-da-ufrgs/

 


Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...