Quase lá: Projeto da USP busca voluntários(as) para formar garotas líderes em tecnologia

Iniciativa do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP em São Carlos precisa de pessoas dispostas a ajudar no desenvolvimento dos projetos das jovens participantes, que serão desafiadas a criar um aplicativo

Jornal da USP

  Publicado: 15/01/2023  Atualizado: 16/01/2023 as 14:21


Foto: Divulgação / Technovation Girls Brasil

.
Para ajudar a formar a próxima geração de mulheres líderes de tecnologia, a Technovation Summer School for Girls, iniciativa do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, está em busca de voluntários que vão auxiliar no desenvolvimento dos projetos das jovens participantes, que serão desafiadas a criar um aplicativo. Totalmente on-line e gratuita, a escola de verão dará oportunidade, na edição de 2023, para que 60 garotas de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, de 8 a 18 anos, possam adquirir novos conhecimentos nas áreas de computação e empreendedorismo.

Para se tornar um mentor ou uma mentora, basta ser estudante de graduação ou de pós-graduação, profissional da área de educação ou trabalhar em áreas como tecnologia, engenharia, negócios, comunicação e empreendedorismo, por exemplo. Além disso, é preciso ter mais de 18 anos e disponibilidade para acompanhar, de forma remota, o trabalho de uma das equipes que serão formadas durante a escola de verão. A comunicação se dará via aplicativos de mensagens como o WhatsApp e por meio de reuniões online, conforme a necessidade de cada grupo. Os voluntários também deverão participar dos encontros online.

Quem desejar contribuir com a iniciativa precisa estar disposto a aprender e a impactar positivamente a vida das garotas, ajudando na superação dos obstáculos durante a criação dos aplicativos. Não é necessário, mas é recomendado, ter alguma experiência na área de tecnologia. Para se candidatar, basta preencher, até 30 de janeiro, o formulário disponível neste link.

Sobre o evento

Technovation Summer School for Girls é organizada pelo Grupo de Alunas de Ciências Exatas (GRACE) do ICMC. Segundo a coordenadora do grupo, professora Kalinka Castelo Branco, o objetivo central é mostrar para as adolescentes e jovens que elas podem atuar na área de ciências exatas, ressaltando que a computação precisa de mais mulheres.

Outro objetivo da iniciativa é auxiliar as participantes a aprimorarem suas ideias e estimular que se inscrevam em um desafio internacional, o Technovation Challenge. Trata-se de uma competição global, voltada a estudantes do ensino fundamental e médio, em que as equipes devem desenvolver um aplicativo de celular que solucione um problema social. Na escola do ICMC, as meninas formarão grupos e receberão orientações para participar desse desafio.

Formulário para inscrição de voluntários: https://forms.gle/7RgrVgdGsuhBSZ6C9
Saiba mais: www.technovationbrasil.org/curriculo
Dúvidas? Escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

.

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC 

fonte: https://jornal.usp.br/universidade/projeto-da-usp-busca-voluntarios-para-formar-garotas-lideres-em-tecnologia/


Matérias Publicadas por Data

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...