Quase lá: Fiocruz oferece primeiro mestrado em Epidemiologia Aplicada à Saúde da Mulher e da Criança na Amazônia

Estão abertas as inscrições do processo seletivo para o Programa de Mestrado Profissional em Epidemiologia Aplicada à Saúde da Mulher e da Criança 2023, oferecido em parceria pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz), pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) e pelo Instituto Leônidas & Maria Deane (Fiocruz Amazônia


16/01/2023

Fiocruz Amazônia

 

Estão abertas as inscrições do processo seletivo para o Programa de Mestrado Profissional em Epidemiologia Aplicada à Saúde da Mulher e da Criança 2023, oferecido em parceria pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz), pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) e pelo Instituto Leônidas & Maria Deane (Fiocruz Amazônia), voltado para técnicos e profissionais de saúde, de nível superior, de três estados da região amazônica (Amazonas, Roraima e Rondônia). O curso será presencial e as aulas acontecerão na sede da Fiocruz Amazônia, em Manaus. O mestrado objetiva formar quadros estratégicos para atuação no âmbito da saúde da mulher, da criança no sistema de saúde brasileiro da região amazônica, e é voltado para profissionais, técnicos que atuem na área da saúde da mulher e/ou da criança, incluindo a Vigilância em Saúde, das três esferas do Sistema Único de Saúde (SUS) nos referidos estados.

O conteúdo programático do mestrado é dirigido às necessidades do cotidiano, com a produção de conhecimento voltada para a realidade dos Estados, visando contribuir para a consolidação do SUS. As inscrições se estenderão até as 16h do dia 24 de fevereiro de 2023. Coordenadora do mestrado, a médica Maria do Carmo Leal, pesquisadora sênior da Ensp/Fiocruz e pesquisadora visitante da Fiocruz Amazônia, pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas (Fapeam), explica que esse é um curso novo e visa atender à demanda existente na região de profissionais com especialização para atuar no sistema de saúde. “Estes são os primeiros estados a se beneficiarem, mas pretendemos, no futuro, ampliar para outros estados da Região Norte”, afirma Maria do Carmo.

O curso terá duração mínima de 18 meses e máxima de 24 meses e será oferecido em módulos, com aulas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, em regime presencial, com atividades desenvolvidas durante uma semana a cada mês. Serão oferecidas no mínimo 15 e no máximo 22 vagas. Todas as etapas do processo seletivo são eliminatórias e a distribuição de vagas seguirá a ordem de classificação do candidato. Serão reservados 30% das vagas para cotas (negros e pardos, pessoas com deficiência e indígenas) e 70% para ampla concorrência. Mais informações.

 

fonte: https://portal.fiocruz.br/noticia/fiocruz-oferece-primeiro-mestrado-em-epidemiologia-aplicada-saude-da-mulher-e-da-crianca-na


Matérias Publicadas por Data

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...