Primeiro filme dirigido e filmado por mulheres do povo Yanomami, a obra conta a história de reflexão de uma mulher indígena sobre a relação de um xamã com yãkoana

Publicado em 20/01/2023 10h30 - FUNAI
Mostra Tiradentes ED.jpg

Foto: Divulgação/Aruac Filmes

Estreia neste sábado (21/01) na 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes o curta-metragem Thuë Pihi Kuuwi - Uma Mulher Pensando. Primeiro filme dirigido e filmado por mulheres do povo Yanomami, a obra conta a história de reflexão de uma mulher indígena sobre a relação de um xamã com yãkoana, o rapé ritualístico que inicia os indígenas no conhecimento xamânico de seu povo, permitindo aos xamãs adentrarem o mundo dos espíritos.

Além da exibição presencial, a estreia nacional do filme inclui a exibição online para o público em geral no site da Mostra de Cinema de Tiradentes, disponível entre as 17h30 do dia 21/01 e as 17h30 do dia 24/01. Presencialmente, o curta será exibido às 17h30 no Cine-Teatro, cidade histórica de Tiradentes (MG). A classificação é livre. Assinam o documentário rodado na comunidade Watorikɨ, Terra Indígena Yanomami, as indígenas Aida Harika Yanomami, Roseane Yariana Yanomami e o xamã Edmar Tokorino Yanomami, com produção da Aruac Filmes e coprodução da Hutukara Associação Yanomami.

Cinema indígena

Durante as filmagens de Thuë Pihi Kuuwi outros dois curtas-metragens foram produzidos pela Aruac Filmes: Mãri Hi - A Árvore do Sonho e Yuri Uxëa Tima Thë - A Pesca com Timbó. O trio de histórias independentes faz parte do projeto “A Queda do Céu”, que deve apresentar um longa-metragem que será incluído como um novo capítulo para o livro "A queda do céu - palavras de um xamã yanomami", escrito pelo xamã e líder indígena Davi Kopenawa em parceria com o etnólogo Bruce Albert.

“Para além do longa-metragem, o projeto 'A Queda do Céu' conta com outras atividades de fortalecimento do audiovisual na Terra Indígena Yanomami. Desde o seu início, o projeto conta com o apoio do Instituto Socioambiental, assim como de uma rede de apoio de fundações internacionais que trabalham diretamente com a Amazônia brasileira”, explicam Eryk Rocha e Gabriela Carneiro, sócios da Aruac Filmes e diretores do longa-metragem A Queda do Céu, cujo lançamento está previsto para o segundo semestre de 2023.

Thuë Pihi Kuuwi - Uma Mulher Pensando também recebeu o apoio das seguintes organizações: Amazon Watch, Climate and Land Use Alliance (CLUA), Foundation AlterCiné, Foundation Cartier, Ford Foundation, Humanize, Instituto Arapyaú, Instituto Iepé, Instituto Meraki, International Resource for Impact and Storytelling (IRIS), Nia Tero, Norway's International Climate and Forest Initiative (NICFI), Porticus, Rainforest Foundation Norway (RFN) e Rede de Cooperação Amazônica (RCA).


Assessoria de Comunicação/Funai
com informações do Instituto Socioambiental

 

fonte: https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2023/primeiro-filme-feito-por-mulheres-yanomami-estreia-na-mostra-de-cinema-de-tiradentes

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...