Primeira mulher indígena a ocupar a Funai, Joênia assume em meio à crise de saúde dos Yanomamis, que sofrem com desnutrição e malária

 

 Metrópoles


Divulgação / Instagram
 

O ministro da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa, oficializou a nomeação da deputada federal Joênia Wapichana (Rede-RR) como a nova presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). O ato foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (1º/2).

Joênia foi convidada para comandar a fundação em dezembro do ano passado, quando anunciou que aceitou o convite feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A deputada é a primeira mulher indígena a ocupar o posto de presidente da Funai.

Na gestão Lula, a Funai deixou de ser subordinada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e passou a compor a estrutura inédita do Ministério dos Povos Indígenas, que é comandado por Sônia Guajajara (PSol-SP).

Yanomamis

Joênia Wapichana assume o comando da Funai em um momento em que o povo Yanomami sofre com uma grave crise de saúde, com registros de desnutrição e malária.

No início desta semana, o presidente Lula determinou o bloqueio do tráfego aéreo e fluvial de garimpo ilegal na terra Yanomami, em Roraima.

Também nesta semana, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a investigação da possível prática dos crimes de genocídio de indígenas e de desobediência de decisões judiciais por parte de autoridades do governo Jair Bolsonaro.

O ministro do STF determinou ainda que o atual governo garanta a retirada de garimpos ilegais em sete terras indígenas, além de ter fixado um prazo de 30 dias para que seja apresentado um diagnóstico dessas comunidades, com o respectivo planejamento e cronograma de execução de medidas.

 

fonte: https://www.metropoles.com/brasil/politica-brasil/governo-confirma-indigena-joenia-wapichana-como-presidente-da-funai


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...