Quase lá: Maria do Rosário eleita para 2ª Secretaria da Câmara dos Deputados

“É através da pacificação que vamos garantir a governabilidade e construir, juntas e juntos, um Brasil mais justo”, afirmou. Maria do Rosário é a única mulher com assento na Mesa Diretora

Gustavo Bezerra

A deputada Maria do Rosário representa o PT e a Federação Brasil da Esperança na Mesa Diretora. Foto: Gustavo Bezerra

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) foi eleita nesta quarta-feira (1º), com 371 votos, para comandar a 2ª Secretaria da Câmara dos Deputados no biênio 2023/2024.

Representando o Partido dos Trabalhadores e a Federação Brasil da Esperança na Mesa Diretora, ela afirmou que a missão da bancada petista nessa 57ª Legislatura é viabilizar o projeto de País baseado na democracia e nos direitos de todo o povo, na união e reconstrução propostos pelo presidente Lula.

“É através da pacificação que vamos garantir a governabilidade e construir, juntas e juntos, um Brasil mais justo”, afirmou.

Maria do Rosário é a única mulher com assento na Mesa. Ela avalia que isso aumenta a sua responsabilidade com a continuidade da pauta da Bancada Feminina na Câmara.

“Nós deputadas, com as nossas lutas, já conquistamos muitos espaços aqui no Parlamento, como a Procuradoria e a Secretaria da Mulher e até mesmo uma comissão permanente de Defesa dos Direitos da Mulher. Aprovamos também várias leis consideradas prioritárias para a Bancada Feminina, com apoio dos homens, e seguiremos unidas, mesmo com a diversidade política, para avançarmos”, enfatizou.

Maior bancada feminina
A deputada destacou que agora a bancada conta com 91 mulheres, 18% do total de parlamentares eleitos – a maior Bancada Feminina da história da política brasileira. “Estamos unidas, representamos as mulheres brasileiras. Fazemos política em busca da igualdade em todos os campos e trabalhamos com respeito, honrando a democracia”, completou.

Maria do Rosário foi eleita na chapa que garantiu ao deputado Arthur Lira (PP-AL) a recondução à presidência da Câmara. A 1ª Vice-Presidência ficou com o deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP); e a 2ª Vice-Presidência com o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ).

Para a 1ª Secretaria foi eleito o deputado Luciano Bivar (União-PE); a 3ª Secretaria será comandada pelo deputado Júlio Cesar (PSD-PI); e a 4ª Secretaria pelo deputado Lucio Mosquini (MDB-RO).

Ficaram na suplência os deputados André Ferreira (PL-PE), Gilberto Nascimento (PSC-SP), Beto Pereira (PSDB-MS) e Pompeo de Mattos (PDT-RS).

Mesa Diretora

A Mesa Diretora, composta pelo presidente e dois vice-presidentes e por quatro secretarias, é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Casa. Entre suas atribuições, também está a promulgação de emendas à Constituição, juntamente com o Senado.

Já a 2ª Secretaria trata das relações internacionais da Casa, principalmente da emissão de passaportes, e também cuida dos programas de estágio oferecidos pela instituição.

Quem é Maria do Rosário

Maria do Rosário é pedagoga formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é mestre em Educação e Violência Infantil e doutora em Ciência Política pela mesma universidade.

Começou a militância no movimento estudantil secundarista, em Porto Alegre (RS), e foi como professora da rede pública municipal e estadual que obteve notoriedade no movimento sindical.

Em 2002, elegeu-se deputada federal. Na Câmara, foi relatora da CPI Mista que investigou as redes de exploração sexual de crianças e adolescentes e presidiu a Comissão de Educação e a Comissão Especial da Lei Nacional de Adoção. Reelegeu-se em 2006, e 2010 para deputada federal.

Em 2011, licenciou-se de seu mandato para assumir a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, sendo a primeira mulher a ocupar a pasta. Como ministra de Direitos Humanos teve atuação de destaque na afirmação de direitos para todas as pessoas, trabalhando sempre com os temas Memória e Verdade, Pessoas com Deficiência, Idosos, Diversidade Religiosa, LGBT, Crianças e Adolescentes, Igualdade Racial, Gênero, entre tantos outros. Nesse período integrou e presidiu diversos conselhos nacionais.

Em 2018, foi reeleita deputada para representar o povo gaúcho em seu quinto mandato. É titular da Comissão de Constituição e Justiça, onde coordena a bancada do PT. Suplente na Comissão de Educação e na Comissão de Legislação Participativa, também coordena a Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente além de representar o Brasil no parlamento do Mercosul.

Em 2022, novamente foi conduzida por 151.050 gaúchos para mais um mandato na Câmara Federal.

Foto: Gustavo Bezerra

Vânia Rodrigues

fonte: https://pt.org.br/maria-do-rosario-eleita-2a-secretaria-da-camara-dos-deputados/

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...