Quase lá: Deputada Daiana Santos apresenta projeto para garantir equidade salarial

O PL propõe também a criação do Selo Trabalho Igual, Salário Igual, como forma de incentivo às empresas e órgãos públicos que aderirem ao programa.

 vermelho pcdob

Publicado 12/02/2023 09:29 | Editado 12/02/2023 09:55 - vermelho.org.br

Daiana participa de encontro da Bancada Feminina com a ministra da Mulher, Cida Gonçalves. Foto: Alicia Porto/Ascom Daiana Santos
 

A deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) protocolou na quinta-feira (9), o Projeto de Lei (PL) 413/2023, que institui o Programa Nacional Trabalho Igual, Salário Igual. O PL busca combater a desigualdade salarial no espaço de trabalho devido às discriminações de gênero, raça, orientação sexual e identidade de gênero.

Na última quarta-feira (8), Daiana esteve reunida com a ministra da Mulher, Cida Gonçalves, durante encontro com a Bancada Feminina da Câmara. “Nós mulheres, recebemos em média menos que os homens pelo mesmo trabalho. Esse abismo é ainda maior quando falamos das mulheres negras, que estão na base dessa pirâmide. A mesma desigualdade é percebida entre pessoas heterossexuais e LGBTI+, que pouco ocupam cargos de liderança e decisão. Queremos construir um mundo mais justo e igualitário, em que as pessoas possam receber o seu salário de acordo com o trabalho produzido, sem sofrerem qualquer tipo de discriminação”, afirma Daiana.

Leia também: Vereadora do Recife propõe protocolo para combater violência de gênero

O PL propõe também a criação do Selo Trabalho Igual, Salário Igual, como forma de incentivo às empresas e órgãos públicos que aderirem ao programa. O selo será emitido pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. Para participar, a organização deve apresentar uma carta compromisso, detalhando as ações, projetos e programas a serem executados. Além disso, a empresa deve oferecer cursos de capacitação sobre os temas abordados, comprovar a equidade salarial entre pessoas que ocupam o mesmo cargo e a sua diversidade na composição de cargos de liderança. Empresas em situação irregular com a Receita Federal, em desconformidade com as leis municipais, estaduais, federais e internacionais e/ou condenadas em última instância pela Justiça brasileira por trabalho escravo ou infantil não poderão utilizar o selo.

O programa também inclui uma campanha nacional de conscientização acerca da equidade de gênero, raça e diversidade sexual.

Com informações de Ascom

fonte: https://vermelho.org.br/2023/02/12/deputada-daiana-santos-apresenta-projeto-para-garantir-equidade-salarial/

 

Conheça também:


Matérias Publicadas por Data

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...