A deputada federal do PCdoB gaúcho teve inspiração no modelo lançado na gestão de Olívio Dutra (PT) em Porto Alegre em 1989

Por
Duda Romagna - SUL21
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
 
 

A deputada federal gaúcha Daiana Santos (PCdoB) protocolou, no Congresso Nacional, um Projeto de Lei (PL) que busca instituir o “Orçamento Participativo Nacional”, permitindo a votação popular para decidir o destino de verbas públicas. Além disso, apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para inclusão do tema na Constituição Federal.

A ex-vereadora se inspirou num modelo instituído na Capital em 1989 pelo governo de Olívio Dutra (PT) que é referência no Brasil e no mundo. O projeto foi reivindicado por movimentos sociais que pediam por mais atuação da sociedade em decisões governamentais. A deputada se reuniu com Olívio para lembrar a implementação do OP em Porto Alegre. “Vamos ampliar e seguir a nossa luta pela participação popular em Brasília!”, disse Daiana, em suas redes sociais. 

Para ela, o projeto é um passo importante para a expansão da democracia nacional. “A criação do OP no Brasil é uma forma de fortalecermos a democracia no país, visando que o povo, através da participação popular, possa estar apresentando e decidindo de maneira direta e universal os encaminhamentos em diferentes áreas de atuação do Estado, como ciência, educação, saúde e segurança”, defende Daiana.

Cidades como Montevidéu (Uruguai), Barcelona (Espanha) e Bruxelas (Bélgica) adotaram um sistema baseado no Orçamento Participativo. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a experiência é uma das 40 melhores práticas de gestão pública urbana no mundo.

Em etapas, o modelo tem ciclos e inicia com reuniões preparatórias, com prestação de contas da Prefeitura e a apresentação do Plano de Investimentos e Serviços. As autarquias municipais participam das reuniões prestando esclarecimentos. Com assembleias regionais e temáticas, a população deve eleger prioridades para o município.

 

fonte: https://sul21.com.br/noticias/politica/2023/02/daiana-santos-protocola-projeto-para-implementar-orcamento-participativo-nacional/


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...