Mulher de 37 anos chegou a pedir socorro aos vizinhos, mas nada cessou as agressões. Suspeito teve prisão preventiva decretada

 Metrópoles

Reprodução

A mulher que levou diversos golpes de faca do companheiro na segunda-feira (20/02) buscou desde 2020 ajuda das autoridades contra seu agressor.

Internada no Hospital Regional de Taguatinga (HRT) desde o começo da semana, a vítima de tentativa de feminicídio, de 37 anos, denunciou pela primeira vez as agressões de Ismael Assunção Lima, 33 anos, há três anos.

Em dezembro de 2020, ela registrou boletim de ocorrência contra o namorado por ter sido agredida com “socos, chutes e empurrões” após se recusar a sair com ele. Lima teria, ainda, batido a cabeça dela “contra uma parede” e a ameaçado de morte caso procurasse a polícia.

À época, Lima foi preso em flagrante, passou por audiência de custódia, mas recebeu liberdade provisória. Apesar de ter sido imposto a ele a proibição de aproximar-se da vítima, o agressor descumpriu as medidas determinadas e tornou a procurar a mulher.

Na conversa que teve com o morador do condomínio, a mulher disse que sentia “muito medo” e que precisava de ajuda. “Fui vítima de agressão doméstica. Estou toda machucada”, começou a moça. “Esse rapaz que me agrediu, meu ex-namorado, colocou uma moça, que era minha amiga, para me amedrontar. Já o denunciei antes, mas nada adiantou”, finalizou.

O vizinho tentou ajudar, mas, dias depois, Lima espancou outra vez a companheira, chegando a quebrar os dentes dela e a destruir seu celular.

 

Segundo o boletim de ocorrência, a violência só cessou após vizinhos acionarem a polícia. Lima, então, foi preso em flagrante, passou por audiência de custódia, mas novamente recebeu liberdade provisória.

Outras ocorrências

Dois meses após ser solto, Lima agrediu novamente a namorada. À época, a vítima teve parte da orelha rasgada e o nariz quebrado. O corpo e o rosto apresentavam diversos cortes. Pela terceira vez o criminoso foi preso, mas, após decisão da Justiça, foi colocado em liberdade.

Em 20 de fevereiro de 2023, Lima recebeu voz de prisão por tentar matar a companheira com golpes de faca dentro de um apartamento na CLN 7, no Riacho Fundo 1. Ele também feriu com a arma um homem que tentou impedir a agressão e deu socos em um policial militar.

O suspeito passou por audiência de custodia nesta quarta-feira (22/2) e teve a prisão em flagrante convertida em preventiva. Ou seja, ele responderá preso pelos crimes de tentativa de feminicídio, lesão corporal, ameaça, resistência e pela Lei Maria da Penha.

 

Segundo o juiz Gabriel Moreira Carvalho Coura, a prisão preventiva do autuado se faz necessária para o resguardo da ordem pública.

“Os fatos evidenciam a periculosidade e caracteriza situação de acentuado risco à incolumidade pública. O crime foi praticado com extrema violência, e há registros criminais anteriores que revelam que o autuado tem reiterado na prática de crimes motivados por questão de gênero, inclusive contra a mesma vítima”, disse o magistrado

“Diante de tal quadro, há risco concreto de que o autuado, em liberdade, possa reiterar na conduta delitiva, inclusive gerando risco potencial de agravamento da situação de violência envolvendo a vítima em questão“, finalizou Coura.

Metrópoles procurou o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e o questionou a respeito das sucessivas decisões judiciais que garantiram a liberdade de Lima, mas não recebeu resposta até a publicação desta reportagem.

A defesa de Lima não foi localizada. O espaço segue aberto tanto para o TJDFT quanto para o advogado do suspeito.

 

fonte: https://www.metropoles.com/distrito-federal/mulher-esfaqueada-pelo-namorado-pediu-ajuda-a-autoridades-durante-anos


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...