Além de espaço nos ministérios, elas atuam na elaboração de políticas públicas do país. Para senadora Augusta Brito, pauta feminina deve ser discutida diariamente e por toda a sociedade

:: Carlos Mota- PT no Senado 6 de março de 2023  12:30
 
 

A importância da mulher dentro do governo federal tem sido uma das marcas da gestão Lula. Não apenas com a nomeação recorde na Esplanada de 11 ministras, mas também com abertura para que elas atuem no debate das políticas públicas do país.

Atentos ao tema, parlamentares do PT reforçam que a pauta feminina deve ser sempre prioritária na esfera política. A senadora Augusta Brito (CE), por exemplo, destaca a necessidade da discussão diária da causa por toda a sociedade, garantindo não apenas espaços, mas avanços constantes.

“É preciso que todos saibam que nós não podemos fazer apenas do mês da mulher um momento de reflexão e de votação de projetos dessa pauta. É bom sempre lembrar que somos a maioria da população e, ainda assim, permanecemos sub-representadas na política”, disse a parlamentar.

“Se quisermos transformar o Brasil em um país melhor, as mulheres devem ocupar o espaço da política e precisamos avançar nessa luta que ainda precisa de muito trabalho, mobilização e conscientização de toda a sociedade”, acrescentou.

No início de março, um evento da gestão Lula promoveu o lançamento de uma série de iniciativas contínuas com o tema “O governo que respeita todas as mulheres”. O ato teve a participação da primeira-dama, Janja, de todas as ministras da gestão e das presidentas do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, e da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano.

A ação conjunta de várias áreas do governo reforça que as mulheres estarão no centro das discussões das políticas públicas, de acordo com a senadora Teresa Leitão (PT-PE).

“A atividade mostra que nós vamos trabalhar a intersetorialidade em todas as políticas públicas de governo. Isso mostra que não apenas a mulher tem capacidade e condição de ocupar espaço de poder, mas também tratar de políticas para o conjunto das mulheres brasileiras”, destacou a petista.

Ela lembrou que os programas lançados pelo atual governo dão destaque ao público feminino. É o caso do novo Bolsa Família, que prioriza as mulheres para gerir o benefício, e o Minha Casa, Minha Vida, que foca, entre outros, em garantir moradias populares às vítimas de violência doméstica.

Recomeço
Já o líder do Governo no Senado, Jaques Wagner (BA), destacou que a pauta feminina terá um “recomeço” no país, após anos de descaso e agressões machistas incentivadas pela gestão anterior.

“Iniciamos a semana marcada pela luta feminina e pelo reconhecimento do Dia da Mulher como um dia de resistência em defesa de uma sociedade mais justa e igualitária. Que essa data represente um recomeço para reconstruirmos a nossa história e o nosso país”, disse.

Ações

O governo Lula anuncia um pacote de ações em prol das mulheres brasileiras nesta quarta, dia 8 de março. O evento acontece no Palácio do Planalto e será promovido pela ministra das Mulheres, Cida Gonçalves.

Ao todo, serão 25 ações, de acordo com o site do PT Nacional. Dentre elas, a criação do Dia Nacional Marielle Franco e a construção de Casas da Mulher Brasileira e oficinas de fabricação de absorventes em presídios femininos.

Também estão no pacote as seguintes medidas:

– Produtos em condições especiais no Banco do Brasil, como linha de crédito com taxa menor para agricultoras familiares ou empreendedoras.

– Programa Empreendedoras Tec para empresas e projetos tecnológicos liderados por mulheres.

– Dia Nacional Marielle Franco contra violência política.

– Colocar como critério de desempate em licitações do governo federal a equidade de trabalhadores homens e mulheres.

– Encontro Nacional das Mulheres das Águas e lançamento do prêmio Mulheres das Águas.

– Lançamento do Programa Dignidade Menstrual para pessoas em situação de vulnerabilidade.

– Edital de R$ 4 milhões para projetos municipais com foco na prevenção à violência e à criminalidade, com foco em mulheres.

– Edital de 1,5 milhão para financiar projetos para fomentar ações de geração de trabalho, renda e participação social para mulheres em situação de vulnerabilidade.

– Doação de 270 viaturas para as Patrulhas Maria da Penha.

– Reforço das estruturas das delegacias de atendimento à mulher.

– Construção de Casas da Mulher Brasileira em capitais e no interior do país.

– Desenvolvimento de encontros, eventos debates e balanços no âmbito do Ministério da Justiça e Segurança Pública com foco em gênero.

 

fonte: https://ptnosenado.org.br/mulheres-estao-no-centro-da-discussao-politica-do-governo-lula/

 

 

 

Receba Notícias

logo ulf4

Aborto Legal

aborto legal capa

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Cfemea Perfil Parlamentar

Cfemea Perfil Parlamentar

logo ulf4

Tecelãs do Cuidado - Cfemea 2021

Violência contra as mulheres em dados

Rita de Cássia Leal Fonseca dos Santos

Ministério do Planejamento
CLIQUE PARA RECEBER O LIVRO (PDF)

marcha das margaridas agosto 2023

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Artigos do Cfemea

Congresso: feministas mapeiam o conservadorismo

Pesquisa aponta: só mobilização pode superar conservadorismo do Congresso. Lá, 40% alinham-se ao “panico moral”; 57% evitam discutir aborto; 20% são contra atendimento às vítimas e apenas um em cada cinco defende valores progressistas

Eleições: O “feminismo” de fundamentalistas e oligarcas

Candidaturas femininas crescem no país, até em partidos conservadores. Se o atributo de gênero perde marcas pejorativas, desponta a tentativa de passar ao eleitorado uma receita morna de “defesa das mulheres” – bem ao gosto do patriarcado

A pandemia, o cuidado, o que foi e o que será

Os afetos e o cuidar de si e dos outros não são lugar de submissão das mulheres, mas chave para novas lutas e processos emancipatórios. Diante do horror bolsonarista, sangue frio e coração quente são essenciais para enfrentar incertezas, ...

Como foi viver uma Campanha Eleitoral

ataques internet ilustracao stephanie polloNessa fase de campanha eleitoral, vale a pena ler de novo o artigo que Iáris Cortês escreveu uns anos atrás sobre nossa participação em um processo eleitoral

Dezesseis anos da Lei 11.340, de 07/08/2006, Lei Maria da Penha adolescente relembrando sua gestação, parto e criação

violencia contra mulherNossa Lei Maria da Penha, está no auge de sua adolescência e, se hoje é capaz de decidir muitas coisas sobre si mesma, não deve nunca esquecer o esforço de suas antepassadas para que chegasse a este marco.

Como o voto feminino pode derrubar Bolsonaro

eleicoes feminismo ilustracao Thiago Fagundes Agencia CamaraPesquisas mostram: maioria das mulheres rechaça a masculinidade agressiva do presidente. Já não o veem como antissistema. Querem respostas concretas para a crise. Saúde e avanço da fome são suas principais preocupações. Serão decisivas em outubro. (Ilustração ...

Direito ao aborto: “A mulher não é um hospedeiro”

feministas foto jornal da uspNa contramão da América do Sul, onde as mulheres avançam no direito ao próprio corpo, sociedade brasileira parece paralisada. Enquanto isso, proliferam projetos retrógrados no Congresso e ações criminosas do governo federal

As mulheres negras diante das violências do patriarcado

mulheres negras1Elas concentram as tarefas de cuidados e são as principais vítimas de agressões e feminicídios. Seus filhos morrem de violência policial. Mas, através do feminismo, apostam: organizando podemos desorganizar a ordem vigente

Balanço da ação feminista em tempos de pandemia

feminismo2Ativistas relatam: pandemia exigiu reorganização política. Mas, apesar do isolamento, redes solidárias foram construídas – e o autocuidado tornou-se essencial. Agora, novo embate: defender o direito das mulheres nas eleições de 2022

Sobre meninas, violência e o direito ao aborto

CriancaNaoEMae DivulgacaoProjetemosO mesmo Estado que punir e prendeu com rapidez a adolescente de João Pessoa fechou os olhos para as violências que ela sofreu ao longo dos anos; e, ao não permitir que realizasse um aborto, obrigou-a a ser mãe aos 10 anos

nosso voto2

...