Muralistas também participarão de encontros presenciais com alunos e professores no CEU Vila Atlântica, na Zona Norte da capital, para apresentar a obra e conversar sobre arte, negritude e apagamento da presença negra.

Por g1 SP — São Paulo


Artistas pintam prédio de 20 metros de altura em SP: 'Memórias positivas da presença negra feminina' — Foto: Arquivo pessoal

Artistas pintam prédio de 20 metros de altura em SP: 'Memórias positivas da presença negra feminina' — Foto: Arquivo pessoal

 

Em celebração ao mês da mulher, um mural de 20 metros de altura está sendo pintado por três artistas negras na parede de um prédio na Vila Jaraguá, na Zona Norte de São Paulo, em homenagem à poetisa goiana Leodegária de Jesus.

Segundo a Universidade Federal de Goiás, Leodegária "atuou incansavelmente no desenvolvimento da educação escolar em Goiás, na defesa da literatura e da imprensa livre. Além disso, destacou-se como poeta, tendo publicado dois livros, e fundou o jornal A Rosa ao lado de Cora Coralina".

Soberana Ziza, idealizadora do projeto, conta que personagens e histórias da cultura negra sofreram apagamento ao longo do tempo e o objetivo da iniciativa é "resgatá-las, dando-lhes visibilidade e apresentando-as às gerações mais novas".

 

Sheyla Ayo (arte-educadora, fotógrafa e ilustradora) e Kelly Reis (artista plástica, arte-educadora, ilustradora e muralista) são as artistas que darão vida ao mural.

“Nossa proposta é promover a criação de obras de grafite e muralismo em grandes formatos que resgatem a história e cultura negra para a preservação e construção de histórias e memórias positivas da presença negra feminina na cidade”, destacou Ziza.

Esboço do mural de 20 metros de altura — Foto: Arquivo pessoal

Além da pintura, o CEU Vila Atlântica promoverá debates sobre as questões de gênero, racial e direito à cidade ao longo do mês:

  • 8 de março: Dia Internacional das Mulheres
  • 21 de março: Dia Nacional de Tradições Africanas
  • 27 de março: Dia do Graffiti em São Paulo
 

As artistas participarão de encontros presenciais com alunos e professores para apresentação do mural, para contar suas trajetórias e conversar sobre arte, negritude, apagamento da presença negra e outros temas.

O projeto integra o programa MAR (Museu de Arte de Rua), da Secretaria Municipal da Cultura.


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...