Cfemea denuncia a violência contra mulheres indígenas da Kuñangue Aty Guasu. No mês do Dia Internacional da Mulher, mulheres indígenas Kaiowá e Guarani continuam na luta por direitos humanos e demarcação de terras. Apoiamos a luta das Guarani e Kaiowá e chamamos a solidariedade de todos os povos.

A violência contra as mulheres indígenas ecoa no Brasil e no mundo! Várias são as tentativas de silenciar as vozes das Guarani e Kaiowá em Mato Grosso do Sul. 

 10Kunangue Aty Guasu MS 23nov22

 

A prisão de Mboy Jeguá foi mais uma grave violência contra as ações de retomada dos territórios indígenas invadidos pelo agronegócio. As conselheiras Mboy Jegua, Alenir Aquino, Flávia Arino e Jaque Aranduha, e várias Nhandecys (anciãs rezadoras), são algumas das guerreiras da ancestralidade que atuam na linha de frente contra os desmandos do agropatriarcado e em defesa dos seus territórios. A maioria delas está sendo perseguida, ameaçadas, violentadas por denunciarem tamanho crime nos territórios Guarani Kaiowá. Querem silenciá-las, mas não conseguirão!

10Kunangue Aty Guasu26nov22

Mboy Jegua

No início deste mês, Mboy Jeguá foi presa de forma flagrantemente ilegal e abusiva juntamente com mais dois indígenas no avanço da Retomada de Laranjeira Nhanderu no município de Rio Brilhante, em Mato Grosso Do Sul. Ela já havia feito denúncias que, devido ao avanço dos latifúndios, os indígenas estavam debilitados por beber água suja e envenenada. Ela também afirmou que, há tempos, as consequências do avanço do agro estavam acabando com a saúde da comunidade Guarani e Kaiowá de Laranjeira Nhanderu.

Nós do CFEMEA reforçamos, neste março de luta pelos direitos de todas as mulheres, o nosso compromisso feminista para decolonizar o poder e a política, eliminar todas as formas de violência e exploração patriarcal, brancocêntrica, capitalista dos povos indígenas e dos bens comuns da terra e da humanidade. 

cfemea logo pequeno


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...