Deputada é a primeira indígena a presidir uma comissão da Câmara

15/03/2023 - 15:51  

Billy Boss/Câmara dos Deputados
Reunião de Instalação e Eleição do Presidente e Vice-Presidente. Dep. Célia Xakriabá (PSOL - MG)
Célia Xakriabá: "900 mil cocares assumem a comissão comigo"

A deputada Célia Xakriabá (Psol-MG) foi eleita nesta quarta-feira (15) presidente da Comissão da Amazônia e Povos Originários Câmara dos Deputados. Ela é a primeira indígena a assumir a presidência de uma comissão no Congresso.

"Não serei somente uma pessoa indígena a presidir a comissão, serão 900 mil cocares que assumem a comissão comigo", disse a deputada. "Assumir o protagonismo da luta não é assumir a voz de uma parlamentar indígena, mas é assumir as vozes do território", reforçou. Ela pontuou que os temas tratados no colegiado são "questões humanitárias".

Natural do norte de Minas Gerais, região com predominância do bioma Cerrado, Célia Xakriabá disse que o colegiado não vai se limitar aos temas da Amazônia, mas vai tratar também de restabelecer qualidade de vida para os povos tradicionais, como quilombolas e ribeirinhos em situação de vulnerabilidade.

"Não podemos salvar o planeta se as pessoas estão desmatadas por dentro", frisou a deputada, que é mestre em desenvolvimento sustentável pela Universidade de Brasília (UnB).

O que faz a comissão
O colegiado foi desmembrado da Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional. A mudança foi aprovada pelos deputados em fevereiro.

A Comissão da Amazônia e Povos Originários discute e vota propostas relativas ao desenvolvimento da região Amazônica e assuntos indígenas, como regime das terras tradicionalmente ocupadas por esses povos.

Reportagem - Emanuelle Brasil
Edição - Wilson Silveira

Fonte: Agência Câmara de Notícias - https://www.camara.leg.br/noticias/945044-comissao-da-amazonia-elege-a-deputada-celia-xakriaba/


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...