Daniella vai presidir a CMO no primeiro Orçamento a ser proposto pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu novo mandato.

daniella ribeiro senadora PSD PB

A senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) será a nova presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização do Congresso Nacional — mais conhecida como Comissão Mista de Orçamento (CMO). O relator-geral do Orçamento será um deputado federal, já que esses cargos são ocupados alternadamente por representantes da Câmara e do Senado, em revezamento anual.

As informações sobre a indicação da senadora foram confirmadas nesta quinta-feira (16) por ela própria e pelo líder do governo Lula no Congresso, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Daniella vai presidir a CMO no primeiro Orçamento a ser proposto pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu novo mandato.

— É um momento de diálogo, vamos ouvir todos. É uma construção extremamente importante, primeiro ano de governo — afirmou ela.

A senadora disse que a CMO deve recomeçar os trabalhos no início de abril, e que, até lá, ela vai discutir com o governo a definição das prioridades da comissão. Serão ouvidos por ela o líder do governo, Randolfe Rodrigues, e a ministra do Planejamento, a ex-senadora Simone Tebet.

LDO

Randolfe lembrou que o governo federal tem de enviar ao Congresso, até 15 de abril, o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024.

— Nosso primeiro serviço é uma LDO que ancore e receba o novo arcabouço fiscal, que deve ser apresentado nos próximos dias — disse o líder.

A CMO é uma das comissões mais relevantes do Congresso Nacional, pois trata do Orçamento anual do governo federal. Ela é responsável por dar parecer e votar matérias referentes ao ciclo orçamentário: o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). A eleição da nova Mesa da CMO deve ocorrer até 28 de março, quando acaba o mandato da atual composição.

Agência Senado

Fonte: Agência Senado - https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2023/03/16/daniella-ribeiro-vai-comandar-a-comissao-mista-de-orcamento


Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...