Novo serviço começa a funcionar nesta terça-feira

Violência doméstica violência contra a mulher

© Marcos Santos/USP

Publicado em 04/04/2023 - 08:05 Por Agência Brasil - Brasília

ouvir:

A partir desta terça-feira (4), o Ligue 180, serviço telefônico que orienta e encaminha denúncias de violência contra as mulheres, passa a atender por um canal no WhatsApp.

O atendimento será feito pela atendente virtual, chamada Pagu. Inicialmente, serão ofertadas várias opções de ajuda, mas a qualquer momento uma atendente da central pode ser acionada. A equipe da central é composta somente por mulheres desde março.

De acordo com o Ministério das Mulheres, o atendimento sobre violência contra mulheres era feito pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, por meio do Disque 100. Agora, com a separação dos serviços, o ministério poderá coletar dados acerca de violência contra a mulher por meio do WhatsApp, a serem usados na formulação de políticas públicas.

Para o lançamento do serviço, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, irá visitar nesta terça-feira a Central de Atendimento, ao lado da primeira-dama Janja Lula da Silva e o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida.

Serviço 

O Ligue 180 funciona, por telefone e WhatsApp, 24 horas, todos os dias da semana, de qualquer lugar do país.

Para adicionar o Ligue 180 no WhatsApp, basta enviar uma mensagem para o número (61) 9610-0180 ou pelo link.

Edição: Carolina Pimentel

 

fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2023-04/ligue-180-tera-canal-de-atendimento-no-whatsapp

 

Ministro Silvio Almeida visita central do Disque 100 e do Ligue 180 e participa de lançamento do canal exclusivo via WhatsApp

Serviço do Ligue 180 terá atendimento exclusivo por mulheres; ministra das Mulheres Cida Gonçalves e primeira-dama Janja Lula da Silva participaram da agenda
 
Publicado em 04/04/2023 18h07 Atualizado em 04/04/2023 18h27
Ministro Silvio Almeida visita central do Disque 100 e do Ligue 180 e participa de lançamento do canal exclusivo via WhatsApp

Silvio Almeida em momento de fala em visita ao Disque 100 (Foto: Clarice Castro - Ascom/MDHC)

Oministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, visitou nesta terça-feira (4) a central de atendimento dos canais de denúncia “Disque 100” e “Ligue 180”. Acompanhado da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e da primeira-dama, Janja Lula da Silva, o ministro presenciou o lançamento do novo canal exclusivo via WhatsApp (número 61-9610-0180) para registro de denúncias de violência contra a mulher.

“O WhatsApp, hoje em dia, é algo que todos usam. Dificilmente as pessoas não têm essa ferramenta – o que faz com que a agilidade e a disponibilidade do serviço possam ser utilizadas para conectar com os canais de denúncia, auxiliando as mulheres e não só elas, mas todos que fizerem as denúncias”, salientou Silvio Almeida ao comentar o anúncio feito pelo Ministério das Mulheres.

Outra novidade trazida pela ministra Cida Gonçalves na visita é a exclusividade do atendimento no Ligue 180, que será feito apenas por mulheres. “Nós teremos um atendimento específico e especializado para as mulheres que ligarem e quiserem informação e orientação. A partir de hoje, apenas mulheres atenderão as mulheres que fizerem contato”, destacou a ministra.

A primeira-dama da República, Janja Lula da Silva, também acompanhou a visita e agradeceu a todas as atendentes. “Este aqui é um local que salva vidas. O trabalho que vocês realizam é muito importante para a rede de proteção às mulheres”, enfatizou. Ao longo da manhã, as autoridades puderam conhecer as instalações da central e visitar separadamente as salas de atendimento por e-mail, atendimento telefônico e por WhatsApp.

Fortalecimento e independência

Na gestão anterior, o Disque 100 e o Ligue 180 atuavam de forma interdependente sob a justificativa de economia dos canais. Na nova perspectiva em direitos humanos do Poder Executivo, houve a separação dos canais a fim de que a atuação de cada serviço seja fortalecida e independente.

A coordenadora do Ligue 180, Ellen Costa, disse que a separação dos canais significa retomar o controle das informações. “A partir deste momento, a gente volta a fazer os balanços com várias especificidades com o perfil da vítima e do agressor. Por isso, a importância dessa divisão”, indicou.

Já o coordenador do Disque 100, Sidnei Costa, relatou que ao longo dos últimos quatro anos houve uma falsa narrativa de que a junção dos dois canais geraria uma economia. “Vendia-se uma ideia de que se fazia uma economia com a junção das duas operações, mas temos observado que a população e as mulheres sofreram muito porque houve uma queda do serviço com relação às especificidades de cada grupo vulnerável”, explicou.

Ligue 180

Por telefone ou WhatsApp, o Ligue 180 - Central de Atendimento à Mulher - é gratuito, funciona 24h, todos os dias da semana, inclusive aos finais de semana e feriados, e pode ser acionado de qualquer lugar do Brasil. Para adicionar o Ligue 180 no WhatsApp, mande uma mensagem para o número (61) 9610-0180. O serviço telefônico orienta a sociedade e encaminha as denúncias aos órgãos competentes.

O atendimento por aplicativo será realizado por meio da tecnologia de Inteligência Artificial por uma atendente virtual chamada Pagu. No primeiro contato, ela oferece opções de ajuda, sempre com a possibilidade de acionar, a qualquer momento, uma atendente da Central - cuja equipe passou a ser composta exclusivamente por mulheres desde março de 2023.

 Leia também:

 "Fortalecimento e independência dos canais de denúncias estão na pauta da nova perspectiva em direitos humanos no Brasil

Texto: T.P.

Edição: R.D.

Revisão: A.O.

Para dúvidas e mais informações:

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Atendimento exclusivo à imprensa:

Assessoria de Comunicação Social do MDHC

(61) 2027-3538

(61) 9558-9277 - WhatsApp exclusivo para relacionamento com a imprensa

 

fonte: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2023/abril/ministro-silvio-almeida-visita-central-do-disque-100-e-do-ligue-180-e-participa-de-lancamento-do-canal-exclusivo-via-whatsapp


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...