Entidades engajadas na luta por igualdade e empoderamento feminino assinam petição e se movimentam nas redes em prol da nomeação de uma mulher negra à corte suprema

 

Raphael Felice
postado em 08/04/2023 11:23 - Correio Braziliense
 
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
 

Com a aproximação das aposentadorias da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, e do ministro Ricardo Lewandowski, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva indicará, ainda em 2023, dois novos ministros à Suprema Corte. Com a possibilidade de uma dupla indicação, diversos movimentos seguem se articulando para sensibilizar Lula sobre a indicação de uma mulher negra para ocupar, pela primeira vez, uma das onze cadeiras do STF.

Apesar do forte movimento de coletivos femininos e movimentos negros nos últimos meses, Lula ainda mostra resistência quanto à indicação. O preferido do presidente a uma das vagas é o seu advogado pessoal, Cristiano Zanin.

Entre as ações que vêm ganhando força nos últimos dias está uma petição criada pelo grupo Tributos a Elas, movimento iniciado por procuradoras da Fazenda Nacional.

“Desde a sua criação, o Supremo nunca pôde refletir, proporcionalmente, a nossa sociedade, formada por grande população feminina e negra. A diversidade na mais alta Corte do país é imprescindível, para que diferentes vivências, experiências e visões de mundo formem um conjunto abrangente de reflexões, em nome de decisões ainda melhores. É por tudo isso que pedimos a nomeação de uma mulher para a Suprema Corte. Uma mulher negra traduziria mais nossa população, que hoje não se revê, plenamente, naquele espaço de poder”, diz a petição na plataforma Avaaz.

feministas querem mulher negra stf2

feministas querem mulher negra stf1

fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2023/04/5085918-movimentos-femininos-pedem-a-lula-que-indique-uma-mulher-negra-ao-stf.html


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...