Maria Ivonilde Abreu tinha 47 anos e foi morta enquanto trabalhava, em Taguatinga. Suspeito, Ivonildo Joaquim dos Santos, de 44 anos, já havia sido preso por tentar invadir casa da vítima, mas respondia em liberdade.

Por Afonso Ferreira, Anna Reis, Arthur Bernardi e Walder Galvão, TV Globo e g1 DF


Maria Ivonilde Abreu foi morta a facadas pelo ex-companheiro, no DF — Foto: Arquivo pessoal

 

Vítima de feminicídio no Distrito Federal, Maria Ivonilde Abreu, de 47 anos, havia conseguidoo medida protetiva na Justiça contra o ex-companheiro cerca de três semanas antes de ser morta. Ivonildo Joaquim dos Santos, de 44 anos, é suspeito de matar a mulher a facadas em frente à Feira dos Goianos, em Taguatinga, neste sábado (22).

De acordo com a Polícia Civil, Ivonildo foi preso em flagrante no dia 7 de abril por tentar invadir a casa de Maria Ivonilde. Dois dias depois, ele foi solto em audiência de custódia paa responder o crime em liberdade.

A decisão que soltou o homem estabeleceu que ele mantivesse afastamento e não fizesse contato com a vítima. No entanto, ele não precisou usar tornozeleira eletrônica.

 

Apesar da medida protetiva, familiares de Maria Ivonilde disseram à TV Globo que o homem vinha ameaçando a mulher de agressões e de morte. Segundo os parentes, eles tiveram um relacionamento por cerca de 3 anos e o homem não aceitava o término.

Vítima de feminicídio no DF tinha medida protetiva contra ex-companheiro — Foto: TV Globo/Reprodução

Neste sábado, o homem foi ao trabalho da vítima, na Feira dos Goianos, onde fez mais ameaças de morte e de atear fogo no quiosque onde a mulher estava. Assustada, Maria Ivonilde correu, mas foi morta a facadas.

LEIA TAMBÉM:

 

Socorro


Mulher morre após ser esfaqueada por marido, no DF — Foto: CBMDF/DivulgaçãoApós atacar a ex-companheira, Ivonildo tentou fugir. No entanto, ele foi contido e agredido por testemunhas.
 

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a mulher foi encontrada ainda com vida. Os militares tentaram reanimá-la, mas a vítima não resistiu aos ferimentos.

Ivonildo precisou ser levado ao hospital, porque sofreu um corte na mão. Após o atendimento médico, ele foi levado à 12ª Delegacia de Polícia, em Taguatinga Centro, onde confessou o crime e foi autuado por feminicídio.

Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

 

Feminicida foi preso pela PCDF, mas solto pela Justiça 2 dias depois

Na ocasião, Ivonildo Joaquim dos Santos, 47 anos, chegou a ser preso pela PCDF, mas foi liberado eu audiência de custódia

 Metrópoles

Homem algemadoReprodução

A mulher que morreu após ser esfaqueada em parada de ônibus tinha medida protetiva contra o ex-marido Ivonildo Joaquim dos Santos (foto em destaque), de 47 anos. Em 7 de abril, Ivonildo descumpriu a tutela e foi detido pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) dentro da casa da vítima.

A delegada responsável pelo caso pediu a prisão preventiva de Ivonildo, mas o homem acabou solto em audiência de custódia dois dias depois.

Neste sábado (22/4), Maria Ivonilde Abreu, 45 anos, não teve uma nova chance. A mulher levou quatro facadas após se recusar a reatar o relacionamento com Ivonildo.

O crime ocorreu em frente à Feira dos Goianos em Taguatinga. Ela sofreu parada cardiorrespiratória, chegou a ser socorrida no local, mas não resistiu aos ferimentos. Ivonildo tentou fugir depois do crime, mas foi agredido por testemunhas e acabou preso pela Polícia Militar do DF.

 

Em depoimento, o autor relatou que ele e Maria ficaram quatro anos juntos e estavam separados a poucos meses. De acordo com ele, Maria terminou o relacionamento e pediu que ele frequentasse uma clínica de reabilitação por ser usuário de drogas.

 

Segundo ele, nesta tarde ele tentou reatar com a mulher e, enquanto conversavam na parada de ônibus, um chaveiro o agrediu e, “para se defender”, Ivanildo afirmou que sacou a faca e desferiu golpes contra a mulher.

 

fonte: https://www.metropoles.com/distrito-federal/feminicida-foi-preso-pela-pcdf-mas-solto-pela-justica-2-dias-depois

 

Antes de matar ex-mulher a facadas no DF, homem tentou queimá-la viva

Ivonildo Joaquim dos Santos, 44, esfaqueou, no último sábado (22/4), a ex-esposa Maria Ivonilde Abreu. Crime ocorreu na Feira dos Goianos

 atualizado 24/04/2023 14:17

Homem algemadoReprodução

A Justiça converteu em preventiva, nesta segunda-feira (24/4), a prisão em flagrante de Ivonildo Joaquim dos Santos (foto em destaque), 44. Ele é acusado de esfaquear e matar a facadas a ex-esposa Maria Ivonilde Abreu, 45 anos, na Feira dos Goianos, em Taguatinga. O crime ocorreu no sábado (22/4). Foi o 11º caso de feminicídio registrado no DF em 2023.

Na ata da audiência de custódia, a conduta de Ivonildo foi classificada como de “extrema gravidade”. O ex-marido chegou ao quiosque onde a vítima trabalhava, com álcool e fósforo, a fim de incendiar a estrutura e queimá-la viva. Maria Ivonilde, então, pulou do trailer para impedi-lo e acabou caindo.

O agressor aproveitou a situação para desferir um golpe de faca na vítima, que chegou a se levantar e sair correndo – momento em que recebeu novas facadas. Ao cair pela segunda vez, Maria Ivonilde foi novamente atacada por Ivonildo, que desferiu outros golpes antes de tentar fugir.

Ela sofreu parada cardiorrespiratória e chegou a ser socorrida no local, mas não resistiu aos ferimentos. Ele tentou fugir depois do crime, mas foi agredido por testemunhas antes de ser preso pela Polícia Militar do DF.

 

Vítima possuía medida protetiva

Ivonildo descumpriu, há cerca de duas semanas, medida protetiva que a vítima possuía contra o ex-marido. Em 7 de abril, ele descumpriu a tutela e foi detido pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) dentro da casa da vítima.

 

A delegada responsável pelo caso pediu a prisão preventiva de Ivonildo, mas o homem acabou solto em audiência de custódia dois dias depois.

Em depoimento, Ivonildo Joaquim relatou que ele e Maria ficaram quatro anos juntos e estavam separados há poucos meses. De acordo com ele, Maria terminou o relacionamento e pediu que ele frequentasse uma clínica de reabilitação para usuário de drogas.

Segundo ele, na tarde de sábado, ele tentou reatar com a mulher e, enquanto conversavam na parada de ônibus, um chaveiro o agrediu e, “para se defender”, Ivanildo afirmou que sacou a faca e desferiu golpes contra a mulher.

Enterro no Maranhão

Maria Ivonilde será levada, ainda nesta segunda (24/4), para Codó, sua cidade natal, no Maranhão. Os dois filhos e a irmã da vítima acompanharão o corpo durante a viagem de carro. A distância entre Brasília e Codó é cerca de 1,8 mil km. O velório ocorrerá no povoado Bacabinha, localizado na zona rural de Codó (MA).

 

A comerciante Kamila Vitória, 19, sobrinha da vítima, conta que a prefeitura da cidade entrou em contato com a família nesse domingo (23/4) e ofereceu ajuda para arcar com os custos do enterro e do transporte.

“Eles estão ajudando a gente, pagaram tudo do velório e do transporte. Um moço de uma funerária daqui veio aqui em casa conversar com a gente”, afirma.

Um dos filhos da vítima, Nailson Abreu, 26, lamentou o ocorrido com sua mãe. “Um covarde tirou a vida da minha mãe”, disse ao Metrópoles por meio de mensagem.

A família arrecada doações para arcar com os custos do retorno de Codó até a capital federal. Quem quiser ajudar pode realizar as transferências, via Pix, pelo CPF 019.064.743-46.

fonte: https://www.metropoles.com/distrito-federal/antes-de-matar-ex-mulher-a-facadas-no-df-homem-tentou-queima-la-viva


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...