Sâmia Bomfim tem áudio cortado pela 3ª vez. Presidente da CPI do MST, deputado Tenente-coronel Zucco "alegou" que questão de ordem de Sâmia Bomfim tinha intenção de protelar a sessão. Depois da confusão gerada, Caiado, como sempre, foge da raia e sai da sessão

EM
Estado de Minas
01/06/2023  *

A deputada federal Sâmia Bomfim (Psol-SP) teve seu microfone cortado, nessa quarta-feira (31/5), pela terceira vez durante a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do MST pelo presidente da comissão, o deputado tenente-coronel Zucco (Republicanos-RS). ASSISTA

 
Após ler artigos da Constituição Federal e do regimento da Câmara dos Deputados, a parlamentar faria questionamentos para o convidado, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), quando seu microfone foi cortado. Zucco alegou que as questões de ordem da deputada tinham a intenção de protelar a sessão.
 
Sâmia então reclama de ter seu microfone cortado e relembrou que esse tipo de conduta adotada pelo presidente da comissão é alvo de um pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE), que solicitou à Procuradoria-Geral da República (PGR)  investigação contra o parlamentar por violência de gênero. 
 
A parlamentar paulista ainda afirma que o presidente da CPI "produz provas contra si" ao cortar sua fala. 
Deputada federal Sâmia Bomfim em sessão da CPI do MST
Deputada federal Sâmia Bomfim (Psol-SP) teve seu microfone cortado durante a CPI do MST(foto: Reprodução/Câmara dos Deputados)
O deputado gaúcho aconselha a psolista a recorrer ao presidente da Casa e passou a fala a Caiado.
Na terça-feira (23/5), Zucco também cortou a fala de Sâmia enquanto ela lia a notícia de que uma investigação por atos antidemocráticos contra o político bolsonarista foi retomada a pedido do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF).
 
Já nessa terça-feira (30/5), o responsável pelo corte do microfone foi o relator da CPI, Ricardo Salles (PL-SP). No momento, Sâmia afirmava que a polícia foi chamada para destruir barracos no quais pessoas residiam. Ela aproveitou para recordar que Salles vive acusando o deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) de invadir a casa alheia, mas que eles que fazem isso. Quando o ex-ministro do Meio Ambiente cortou o microfone para afirmar que não havia ninguém vivendo nos barracos que haviam sido derrubados.
 
 
(*)Título e chamada não fazem parte da matéria original
 

Após associar MST ao tráfico, Caiado é criticado, perde a linha e sessão é encerrada às pressas

"O governador foi infeliz quando generalizou que o MST é uma organização criminosa", afirmou Paulão (PT-AL)

Igor Carvalho
Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
 
Ronaldo Caiado se irritou com Paulão (PT-AL) - Foto: Divulgação

Convidado da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB) se irritou e perdeu a compostura após ser criticado pelo deputado federal Paulão (PT-AL). O comportamento do mandatário goiano forçou o encerramento da sessão.

A discussão teve início quando o deputado criticou o governador por ter acusado o MST de aliança com o narcotráfico. "O governador foi infeliz quando generalizou que o MST é uma organização criminosa. O senhor mesmo falou que generalizar não é prudencial."

Paulão pediu a Caiado que evitasse fazer ilações para além da matéria da CPI. "Veja, o ex-senador Demóstenes Torres, que o senhor conhece bem, disse que por três vezes o bicheiro Carlinhos Cachoeira financiou sua campanha. Isso também é motivo de debate nesta Casa. Por isso, a gente não pode fazer esse debate. O debate é o mérito da questão agrária."

:: Em resposta à CPI, MST convida o povo brasileiro para conhecer áreas de Reforma Agrária ::

Caiado se irritou. "Vossa Excelência precisa ter mais respeito para comigo. Exijo respeito de Vossa Excelência. Eu nunca me dirigi a Vossa Excelência de maneira desairosa. Vossa Excelência calado porque estou falando agora. Você sabe que estou lhe respondendo. Ligação com Carlinho Cachoeira é você que não tem argumento para discutir. Rapaz, deixa de ser bobo."

Aos berros, Caiado seguiu ofendendo Paulão, que de seu lugar na comissão rebatia. Parlamentares de oposição e governo passaram a discutir. O presidente da CPI, o deputado federal Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS) encerrou a sessão.

Esta é a segunda sessão encerrada antes que os parlamentares do bloco de esquerda possam perguntar ao convidado. Na última terça-feira (30), o casal de ex-acampados do MST, Nelcilene Reis e Ivan Xavier, se retirou da audiência antes que os deputados pró-reforma agrária começassem a perguntar. O fato aconteceu após intervenção do relator da CPI, Ricardo Salles (PL-SP).

:: MST lamenta 'falas esvaziadas de elementos comprobatórios' de casal em CPI contra o movimento ::

Em nota divulgada após a sessão, o movimento criticou o governador de Goiás. "O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST repudia as declarações e afirma que Caiado orientou sua fala no sentido de criminalizar a partir de um discurso ideológico, apresentando o Movimento como organização terrorista e apontando uma série de crimes sem nenhuma comprovação, como tráfico de drogas e extorsão."

Antes do descontrole de Caiado, a deputada Sâmia Bonfim (PSOL-SP) também fez uma fala contundente contra o governador. Ela lembrou de fatos e acusações da biografia de Caiado e de sua família. "Ele acusa o MST de uma série de barbaridades, mas esqueceu de dizer que seu tio, Antônio Ramos Caiado, está na lista suja do trabalho escravo, que foram encontrados quatro trabalhadores em situação análoga à escravidão dentro da sua carvoaria e que seu primo, que atua no ramo da mineração, responde a uma série de inquéritos por depredação ambiental, por desrespeito aos direitos humanos e que você, quando foi deputado, atuou na flexibilização do licenciamento ambiental, para agradar seus familiares", enumerou.

Edição: Thalita Pires

fonte: https://www.brasildefato.com.br/2023/05/31/apos-associar-mst-ao-trafico-caiado-e-criticado-perde-a-linha-e-sessao-e-encerrada-as-pressas

Saiba também:

Marconi responde Caiado: “tenho nojo a demagogos falso-moralistas. Incompetente, déspota, truculento e retrógrado”. Veja;

 Publicado em: 17/05/2023 Por: Cristiano Silva

Como sempre, Caiado (UB) quer inventar, sem provas, investigações fake news contra seus adversários políticos. Após a desistência do Ministério Público, de investigar mais uma denúncia descabida e infundada, contra o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) por falta de elementos mínimos que pudessem comprometer o tucano, o atual inquilino do palácio disse que ficou “triste frustrado” com a vitória da verdade.

Marconi Perillo, por sua vez, respondeu Caiado na medida, do jeito que ele merece. Veja na nota enviada ao jornal O Popular:

“Às vezes acho uma perda de tempo responder as provocações do Caiado. Até porque tenho alergia e nojo a demagogos falso-moralistas. Ele é incompetente, déspota, truculento e retrógrado. Um copiador barato. Queria ver esse verdugo ser submetido às investigações a que fui submetido sem encontrarem absolutamente nada. O governo dele, coalhado de escândalos varridos pra debaixo do tapete, ainda será investigado. A hora dele vai chegar, pela justiça dos homens ou de Deus.”

Marconi Perillo

fonte: https://goias24horas.com.br/186661-marconi-responde-caiado-tenho-nojo-a-demagogos-falso-moralistas-incompetente-despota-truculento-e-retrogrado-veja/

Ainda mais, sobre o parlamentar que preside a Comissão, o portal Poder 360 informou que "o deputado Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS), recebeu R$ 60.000 de Celso Rigo, proprietário da marca de arroz Prato Fino, para financiamento de campanha em 2022" e envolvido em terras que já foram ocupadas pelo MST.

Leia mais deputado Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS), recebeu R$ 60.000 de Celso Rigo, proprietário da marca de arroz Prato Fino, para financiamento de campanha em 2022". Leia mais no texto original: (https://www.poder360.com.br/congresso/zucco-recebeu-r-60-000-de-socio-de-homem-que-teve-fazenda-ocupada/)


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...