“Já será demasiado tarde quando tomarmos conhecimento de que um avião voou rumo aos Estados Unidos com Julian Assange a bordo... Demasiado tarde para arrependermos de ter sido testemunhas de uma das maiores injustiças que nossa profissão conheceu”, diz o editorial da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), que pede a soltura de Assange.

A reportagem é de Edelberto Behs.

A presidenta da FIJDominique Pradalié, sugeriu a redação de artigo de opinião sobre a situação de Assange a dois grandes jornais franceses, Le Monde e Liberation. Recebeu como resposta que “não tinham espaço” para tanto, nem mesmo em suas páginas na web. No entanto, os dois jornais preencheram, há anos, páginas e páginas com histórias fornecidas por Assange e o Wikileaks

“Em meio à guerra da Ucrânia e da polarização mundial, os detratores dos governos do Reino Unido, dos Estados Unidos e da Suécia – que pedem sua detenção (de Assange) por agressão sexual – o utilizam em benefício de seus interesses políticos e geopolíticos”, contesta o secretário geral da FIJ, Anthony Bellanger. Ele também critica os governos da França, da Alemanha e do Canadá por nenhum deles oferece asilo a Assange.

Quando a profissão se mostrar estupefata após a extradição de Assange, nenhum jornalista ou meio de comunicação poderá dizer que não o sabia. As histórias semelhantes à de "Assange" se multiplicarão. Porque se ele for condenado, “qualquer jornalista poderá incorrer na mesma sorte”, destaca Bellanger.

Leia mais

fonte: https://www.ihu.unisinos.br/630376-federacao-internacional-de-jornalistas-intercede-por-assange

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...