Segundo a deputada, a medida visa combater crueldades históricas que atingem a população trans e travesti

Izabella Caixeta - Estado de Minas
postado em 19/07/2023 Correio Braziliense

 

 Erika Hilton propõe criação de cotas para trans em Universidades Federais   -  (crédito: EM Política)
Erika Hilton propõe criação de cotas para trans em Universidades Federais - (crédito: EM Política)

A deputada federal Erika Hilton (PSol-SP) apresentou ontem um projeto de lei (PL) que visa criar cotas para garantir o acesso de pessoas trans e travestis nas Universidades Federais a fim de combater desigualdades enfrentadas por essa população. Serão destinadas no mínimo 5% de vagas para cada curso e turno. 

"A medida visa combater crueldades históricas que nos atingem: 90% das pessoas trans vivem da prostituição. Mesmo sendo ao menos 2% da sociedade brasileira, somos apenas entre 0,1% e 0,3% das pessoas em Universidades Federais", escreveu Erika no Twitter.

O projeto foi criado pela parceria entre 15 organizações e movimentos trans e travestis da sociedade civil e tem como objetivo abranger 63 universidades federais brasileiras e 38 institutos federais. O PL ainda prevê que, caso o número de vagas destinado a esta cota não sejam preenchidas, as mesmas serão revertidas para ampla concorrência. 

Para ser considerado pertencente à população trans, será adotado o critério de autodeclaração e ficará a cargo de cada instituição de ensino estabelecer um processo para confirmação da autodeclaração. 

Ao divulgar o PL, a parlamentar lembra que parte desse grupo ainda enfrenta muito preconceito e não conta com nenhum amparo das famílias. Segundo ela, o diploma universitário é um caminho importante para que trans e travestis possam conquistar independência econômica e empregabilidade. 

"O diploma do ensino superior pode concretizar o sonho de muitas de nós de sairmos das ruas, e, para as mais jovens, a possibilidade de nunca entrar nessa vida", declara.

fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2023/07/5110041-erika-hilton-propoe-criacao-de-cotas-para-trans-em-universidades-federais.html

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...