Aumento progressivo, superior a 200%, de casos diagnosticados de covid-19 é uma das motivações para a recomendação ao uso de máscaras pelo corpo social da UFRJ

Três modelos de máscara estão em destaque sobre um fundo branco. à esquerda, na parte de cima, há um modelo de tecido na cor preta. Abaixo dela, há uma máscara cirúrgica, em azul-claro. à direita, há um respirador PFF2, em azul, com o clipe nasal em metal.
Ao corpo social da UFRJ está sendo recomendada a utilização de máscaras em ambientes fechados e em aglomerações | Foto: Ana Marina Coutinho (SGCOM/UFRJ)

Com a repercussão da nota técnica do Núcleo de Enfrentamento e Estudos em Doenças Infecciosas Emergentes e Reemergentes (Needier/UFRJ), revelada em primeira mão pelo Conexão UFRJ e que recomendou ao corpo social da Universidade a retomada do uso de máscaras em ambientes fechados, bem como em aglomerações, o Núcleo elaborou novo documento para explanar o que motivou a recomendação preventiva.

A nota retoma, em primeiro lugar, que apesar de a Organização Mundial de Saúde (OMS) ter declarado o fim da “Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional” em 5/5, foi ressaltado pela própria OMS que isso “não significava que a covid-19 tivesse deixado de ser uma ameaça de saúde e que a propagação mundial da doença continuava a ser caracterizada como uma pandemia”.

De acordo com a nota complementar, assinada pela diretora do Needier, a pesquisadora Terezinha Castiñeiras, e pelo seu vice-diretor, o cientista Amilcar Tanuri, houve um aumento de casos positivos diagnosticados no Centro de Triagem Diagnóstica do (CTD/Needier/UFRJ), que pulou de 4%, entre maio e junho, para 13%, entre julho e agosto.

“Este aumento progressivo (superior a 200%) desencadeou a preocupação de alertar e reconsiderar a adoção de medidas protetivas adequadas ao contexto, principalmente para populações vulneráveis às formas mais graves de covid-19, como pessoas com mais de 65 anos e/ou imunossuprimidos ou portadoras de comorbidades de qualquer idade (diabetes, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente ou grave, cardiopatias, doenças neurológicas crônicas, hemoglobinopatias, obesidade, síndrome de Down, cirrose hepática).”, afirma nota.

O panorama internacional também está no radar do Needier/UFRJ:

“A relevância da intensificação de medidas de precaução torna-se particularmente significativa diante da grande mobilidade global de pessoas e do atual cenário internacional, com relato de aumento de
hospitalizações por covid-19 na Inglaterra no mês de julho (BMJ 2023;382:p18885), declaração da OMS da circulação de variante de interesse em 51 países (EG. 5.1 ou “Eris”) e identificação da circulação de nova variante com significativas mutações em Israel, Dinamarca e EUA. Parece crível que, a exemplo de outros momentos recentes, a detecção de novas variantes no Brasil seja apenas uma questão de tempo”, pontua o documento.

Ainda segundo a nota complementar, a recomendação do Needier/UFRJ em nada se relaciona com “medidas de isolamento ou suspensão de atividades presenciais, sejam elas atividades de trabalho ou acadêmicas (de ensino, pesquisa ou extensão), mas aponta para a importância de adoção no cotidiano de medidas protetivas simples que se mostraram fundamentais ao longo desses anos de pandemia”.

O documento pontua, ainda, “a importância de estar com o esquema vacinal adequadamente atualizado (incluindo dose da vacina bivalente)”.

Leia a nota na íntegra abaixo ou aqui.

O Centro de Triagem e Diagnóstico do Núcleo de Enfrentamento e Estudos de Doenças Infecciosas Emergentes e Reemergentes (CTD/Needier) vem atuando desde março de 2020 na retaguarda de diagnóstico e vigilância sentinela da Covid-19 no Rio de Janeiro. A despeito da Organização Mundial de Saúde (OMS) ter declarado o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional em 05/05/2023, foi ressaltado pela própria OMS que isto “não significava que a Covid-19 tivesse deixado de ser uma ameaça de saúde e que a propagação mundial da doença continuava a ser caracterizada como uma pandemia”. Em consonância com o posicionamento da OMS, o CTD/NEEDIER vem mantendo, ininterruptamente, suas atividades de diagnóstico e vigilância.

A despeito da procura por testagem no CTD/NEEDIER – à semelhança de outros centros de referência – ter reduzido substancialmente no ano de 2023, constatamos um crescimento de casos positivos diagnosticados no centro nas últimas semanas: 4% no período de 17/05/2023 a 16/06/2023 (4 positivos em 110 testados); 7% no período de 17/06/2023 a 16/07/2023 (5 positivos em 72 testados) e 13% de 17/07/2023 a 16/08/2023 (11 positivos em 86 testados).

Este aumento progressivo (> 200%) desencadeou a preocupação de alertar e reconsiderar a adoção de medidas protetivas adequadas ao contexto, principalmente para populações vulneráveis às formas mais
graves de Covid-19, como pessoas com mais de 65 anos e/ou imunossuprimidos ou portadoras de comorbidades de qualquer idade (diabetes, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente
ou grave, cardiopatias, doenças neurológicas crônicas, hemoglobinopatias, obesidade, síndrome de Down, cirrose hepática).

A relevância da intensificação de medidas de precaução torna-se particularmente significativa diante da grande mobilidade global de pessoas e do atual cenário internacional, com relato de aumento de
hospitalizações por Covid-19 na Inglaterra no mês de julho (BMJ 2023;382:p18885), declaração da OMS da circulação de variante de interesse em 51 países (EG. 5.1 ou “Eris”) e identificação da circulação de nova variante com significativas mutações em Israel, Dinamarca e EUA. Parece crível que, a exemplo de outros momentos recentes, a detecção de novas variantes no Brasil seja apenas uma questão de tempo.

Este alerta e recomendação não implica em medidas de isolamento ou suspensão de atividades presenciais, sejam elas atividades de trabalho ou acadêmicas (de ensino, pesquisa ou extensão), mas aponta para a importância de adoção no cotidiano de medidas protetivas simples que se mostraram fundamentais ao longo desses anos de pandemia, como: uso correto de máscara em locais fechados ou de grande aglomeração humana, higienização adequada das mãos e testagem em caso de surgimento de sintomas respiratórios ou contato próximo com caso de Covid-19. Cabe ressaltar a importância de estar com o esquema vacinal adequadamente atualizado (incluindo dose da vacina bivalente), medida que se mostrou fundamental para redução dos casos graves e óbitos decorrentes da Covid-19.

O sequenciamento genético que permitirá a identificação das variantes circulantes no momento no RJ está em andamento e será disponibilizado tão logo concluído o processo.

Informações mais precisas sobre características de comportamento das novas variantes requerem maior tempo de observação e estudos, não estando ainda disponíveis no mundo.

O atendimento no CTD/Needier está sendo realizado diariamente (das 8:00h às 15:00h) no Pavilhão Clínico (entrada própria), sem necessidade de agendamento prévio. O Needier está localizado no Polo de Biotecnologia (antiga BioRio), situado na Av. Carlos Chagas Filho, 791, Quadra F, CEP: 21941.599. Em caso de dúvida, contactar a equipe do núcleo pelo WhatsApp – (21) 97380-2702.

fonte: https://conexao.ufrj.br/2023/08/ufrj-complementa-nota-sobre-aumento-de-casos-de-covid-19/

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...