Audiência pública que discutiu as lutas das mulheres na carreira científica teve a participação de Mercedes Bustamante, presidente da CAPES

Publicado em 25/08/2023 14h39

Aconteceu nesta quinta-feira, 24 de agosto, no parlamento, uma audiência pública para debater os desafios e lutas por direitos das mulheres na carreira científica. O debate foi organizado pelas Comissões de Defesa dos Direitos da Mulher e de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados.

Bustamante fez uma apresentação sobre a participação das mulheres no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), contrastando com a baixa absorção pelo mercado de trabalho. “Algo que acentua esse quadro de desigualdade na contratação das universidades é o fato de que, hoje, no Brasil, titulamos mais mulheres como mestres e doutoras e temos maior participação nas bolsas de pós-doutorado. Mesmo assim, são menos mulheres no quadro de docentes das instituições”, ressaltou.

A gestora lembrou que, no âmbito do SNPG, as mulheres representam 55% dos bolsistas no exterior e que é importante a ampla discussão do tema para que haja implementação de políticas e mecanismos que democratizem os espaços de aprendizado, produção científica e trabalho. “É essencial que haja o combate à injustiça socioeconômica étnico-racial, investimento na construção pedagógica de instrumentos de gênero e infraestrutura nas escolas públicas, e desmistificação de que certas carreiras são mais apropriadas para os homens”. A presidente destacou ainda a participação feminina no quadro de funcionários da Fundação: “as mulheres representam 54% das funções e cargos da CAPES”.

Ao final, Ana Pimentel, deputada federal que solicitou a audiência pública, lembrou que há uma redução no número de mulheres à medida que aumenta o grau de formação e afirmou que a reunião permitiu que “houvesse uma junção de informações importantes para o diagnóstico que resultará em um relatório para subsidiar ações sobre o tema”.

Legenda das imagens:
Banner e imagem dentro da matéria: Mercedes Bustamante, presidente da CAPES, participa de audiência pública da Câmara dos Deputados (Foto: Divulgação)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES

fonte: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/desafios-das-mulheres-na-ciencia-e-debatido-na-camara-dos-deputados

 


Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...