3ª Marcha firma compromisso de intensificar pressão pela rejeição, no STF, da tese para demarcação de terras dos povos nativos. Vão tentar, também, derrubada PL que tramita no Senado sobre o mesmo tema

 13/09/2023 Credito: Ed Alves/CB/DA.Press. Cidades. Mulheres Indígenas marcham até o Congresso por direitos e contra violência. -  (crédito:  Ed Alves/CB/DA.Press)
13/09/2023 Credito: Ed Alves/CB/DA.Press. Cidades. Mulheres Indígenas marcham até o Congresso por direitos e contra violência. - (crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

 

Foto de perfil do autor(a) Aline Brito
Aline Brito
postado em 14/09/2023 03:55

A 3ª Marcha das Mulheres Indígenas firmou, ontem, um compromisso na manifestação realizada na Esplanada dos Ministérios: elas intensificarão a pressão pela rejeição, no Supremo Tribunal Federal (STF), da tese do marco temporal para a demarcação de terras dos povos nativos e pela derrubada de um projeto de lei, que tramita no Senado, e tenta definir a data da promulgação da Constituição de 1988 como ponto de partida para a criação de reservas para as comunidades originárias.

Isso porque na próxima quarta-feira, o STF retoma o julgamento da tese do marco, cujo placar está em 2 x 2. Nesse mesmo dia, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado pautará a votação do PL 2.903/2023 que estabelece o dia 5 de outubro de 1988 como baliza legal para a demarcação das terras indígenas.

"O Congresso aprovou urgência para os Projetos de Lei 490/07 e 2.903/2023, que falam sobre o marco temporal. Queremos essa mesma urgência para votar pautas dos interesses indígenas, como o PL da Violência contra Mulheres Indígenas", cobrou a deputada federal Célia Xakriabá (PSol-MG).

Segurança

Segundo a parlamentar, "segurança jurídica é nossa segurança alimentar, é a segurança do nosso território". "Vivemos em um país que continua caminhando para aprimorar a democracia, mas que não respeita de onde o Brasil nasceu, que foi pelas mulheres indígenas. Nós precisamos entender que ainda há muito por fazer", ressaltou Célia ao Correio.

Além da deputada, a 3ª Marcha contou com a participação de lideranças indígenas com atuação na política, como a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana. Depois da caminhada pela Esplanada, as participantes do movimento se encontraram com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; com a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco; e com a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves. Nesta reunião, firmaram um acordo para promover o combate à violência contra os povos originários.

"O Brasil é território indígena. Quando a gente fala de ancestralidade, estamos falando de tudo que veio antes de nós. Isso significa respeitar quem estava aqui na luta e reivindicando, por direito, tudo que, infelizmente, lhes foi tirado", salientou Anielle.

Um acordo de cooperação técnica entre o Ministério dos Povo Indígenas e o das Mulheres também foi fechado. No documento, o foco é o desenvolvimento de estratégias e ações que buscam prevenir e proteger as mulheres indígenas da violência.

Por conta disso, a ministra Cida Gonçalves assinou uma portaria que institui um grupo de trabalho, dentro do Projeto Guardiãs. A ideia é promover políticas públicas de enfrentamento e erradicação das agressões e da discriminação contra as etnias.

Da 3ª Marcha, participaram mulheres indígenas de várias nações, das cinco regiões do país — como as representantes do povo timbira, do Maranhão; dos xucuru-kariri, de Alagoas; dos krenak, de Minas Gerais; e dos Mura, no Amazonas.

 

fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2023/09/5125232-mulheres-jogarao-pesado-contra-o-marco-temporal.html

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...