Ao CB.Poder (Correio Braziliense), Paulo Giordano, titular da Vara do Tribunal do Júri de Brasília, disse que o Judiciário e o Ministério Público estão agindo com rigor, mas que existe um contexto cultural arraigado na sociedade

 

Paulo Giordano, titular da Vara do Tribunal do Júri de Brasília e juiz auxiliar da vice-presidência do TJDFT, foi o entrevistado do CB.Poder -  (crédito: Marcelo Ferreira )
Paulo Giordano, titular da Vara do Tribunal do Júri de Brasília e juiz auxiliar da vice-presidência do TJDFT, foi o entrevistado do CB.Poder - (crédito: Marcelo Ferreira )
Foto de perfil do autor(a) Mariana Saraiva
Mariana Saraiva - Correio Braziliense
postado em 20/09/2023 15:50

 

Paulo Giordano, titular da Vara do Tribunal do Júri de Brasília e juiz auxiliar da vice-presidência do TJDFT, foi o entrevistado do CB.Poder — uma parceria entre o Correio Braziliense e a TV Brasília — desta quarta-feira (20/9). Aos jornalistas Adriana Bernardes e Victor Correia, Giordano comentou o feminicídio e porque a sociedade é rigorosa na hora de punir, mas não na hora de conscientizar. Para o juiz a sociedade não tolera mais esse tipo de crime. “O Judiciário e o Ministério Público vêm agindo com rigor em relação a esses tipos de crime, um ato que não há mais aceitação.

Questionado sobre o fato de que mesmo com tanto rigor no tribunal do júri ainda acontecem muitos casos de feminicídio, Giordano disse que “a ação do Estado nesses casos tem limite. O Estado tem sido rigorosos, mas no caso dos feminicídios em específico, existe um contexto cultural, arraigado ainda na sociedade que é a questão do homem enxergar a mulher como um objeto, algo dele”.

Segundo ele, há uma tendência de melhora a respeito desse cenário machista, porque as novas gerações têm concepções. “A Nova geração tem notado a ascensão da mulher no mercado de trabalho, nos ambientes sociais e isso se reflete até no modo em como eles estão se relacionando.“ Para Giordano, as novas gerações estão sendo educadas por pais mais conscientes, mas também as próprias relações sociais têm mostrado uma melhora cultural. O magistrado acredita que ainda vá levar algum tempo para que o problema seja de alguma forma sanado e não estejamos em uma situação tão alarmante como a atual.

Neste ano, no DF foram pedidos 7.890 medidas protetivas e, desse total, 7.522 foram concedidas. Diante desses números, a jornalista questionou se houve uma mudança do Poder Judiciário nesses casos de violência contra mulher. O magistrado entende que Judiciário é constituído de pessoas que interagem com a sociedade e tem consciência sobre a extensão do problema. ”Isso atinge os juízes e automaticamente os levam a aplicar com mais rigor as medidas tão necessárias para a defesa das mulheres”, respondeu.


Assista aqui a entrevista completa:

fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/cidades-df/2023/09/5127014-a-sociedade-nao-tolera-mais-o-feminicidio-diz-magistrado-do-tjdf.html

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...