Quase lá: UFRN - Pesquisa busca fisioterapeutas que atuam na saúde feminina

Para identificar o perfil de fisioterapeutas que utilizam a técnica Ginástica Abdominal Hipopressiva (GAH) em mulheres, a Faculdade de Ciências de Saúde do Trairi (Facisa/UFRN) busca profissionais da área para contribuir com uma pesquisa. Pode contribuir com o estudo qualquer fisioterapeuta do país

11 de outubro de 2023
Ana Paula Nóbrega de Agecom/UFRN
 

O estudo é fruto do trabalho de conclusão de curso da aluna Emádia Campelo, supervisionado por Caio Alano, professor da Instituição, e coorientado por Beatriz Nunes, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação (PPGCREAB).

Popularmente conhecido como a técnica da barriga negativa, o método Ginástica Abdominal Hipopressiva, também nomeado Low Pressure Fitness (LPF), foi desenvolvido em 1980 e combina meios específicos de respiração na região abdominal. Segundo Beatriz Nunes, a técnica já é bastante utilizada para o tratamento e para a prevenção de distúrbios do assoalho pélvico como incontinência urinária, distúrbios da coluna vertebral, a exemplo escoliose e dor lombar, além do momento do pós-parto, em casos de diástase do músculo reto abdominal.

O trabalho, intitulado Utilização da técnica Low Pressure Fitness (LPF): pesquisa sobre perfil, formação, prática clínica e atualização científica de fisioterapeutas brasileiros, tem por objetivo principal compreender se os profissionais que aplicam o método hipopressivo baseiam sua prática clínica na investigação científica. O estudo visa, ainda, avaliar os critérios de aplicação e os principais motivos que levam os fisioterapeutas a utilizarem essa técnica em mulheres. 

Beatriz Nunes comenta, ainda, que as informações sobre as práticas atuais de fisioterapeutas brasileiros em relação ao uso desse método poderão contribuir para a elaboração de pesquisas científicas futuras. “Esses dados poderão colaborar para a criação de protocolos de intervenção baseados em evidências, a fim de nortear a prática clínica de profissionais que utilizam essa técnica”, esclarece a mestranda.

Podem contribuir com o estudo qualquer fisioterapeuta do país, desde que esteja registrado no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito), que atue na área da saúde da mulher e que tenha experiência na aplicação da ginástica hipopressiva. A pesquisa é realizada em formato on-line por este questionário composto por 31 questões, e leva uma duração média de 40 minutos para ser respondido.

 

fonte: https://www.ufrn.br/imprensa/noticias/75404/pesquisa-busca-fisioterapeutas-que-atuam-na-saude-feminina

 


Matérias Publicadas por Data

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...