Quase lá: Cida Bento lança ‘O Pacto da Branquitude’ na França e questiona conceito de ‘país civilizado’

Em entrevista à Alma Preta durante evento na cidade francesa de Marselha, a ativista analisou como sua obra discute desdobramentos da colonização europeia

Foto: Iacy Correia/Alma Preta

ALMA PRETA

16 DE OUTUBRO DE 2023

 

Por:  Iacy Correa e Mariane Barbosa

Conselheira e uma das fundadoras do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert), a psicóloga, pesquisadora e ativista Cida Bento esteve presente na França, durante a última semana, para um breve tour de lançamento da edição em francês de seu livro “O Pacto da Branquitude”. A turnê já passou pelas cidades francesas de Paris, Lyon e Marselha. Nesta terça-feira (17), o evento se encerra em Bruxelas, às 18h, no La Bellone Café.

A obra propõe uma análise do modo como a branquitude continua a reger a organização das sociedades contemporâneas e a influenciar as nossas trajetórias individuais. Em entrevista à Alma Preta durante evento em Marselha, Cida Bento reforçou a importância de analisar a colonização europeia e seus desdobramentos em diferentes países ao redor do mundo, inclusive no Brasil.

“Penso que falar sobre essa herança concreta e simbólica que vem da colonização e da escravidão abre outros horizontes para discutirmos e traz o negro para esta história na qual ele sempre esteve, mas invisibilizado“, diz a ativista, eleita em 2015 pela revista The Economist uma das 50 pessoas mais influentes do mundo no campo da diversidade.

Em sua visão, é necessário refletir a condição de “países civilizados” a partir da história europeia na construção da civilização, tema que aborda em sua obra. “A gente precisa refletir sobre isso e o quanto esse processo de colonização exportou violência e corrupção para países como o Brasil“, pontua.

Para Renata Pires-Sola, fotógrafa, artista visual e mediadora cultural, que acompanhou o lançamento do livro em Marselha, cidade no sul da França, a tradução em francês da obra de Cida Bento é de extrema importância para ampliar o debate sobre o racismo no país. 

Iacy Correia/Alma Preta

“Acho que é leitura obrigatória para qualquer pessoa, independente da sua cor de pele. Esse tipo de temática é muito importante aqui na Europa, sobretudo na França, que tem esse contexto atual tendendo muito para o fascismo e extrema-direita. E a França tem esse traço extremamente problemático que não autoriza a contagem de pessoas pela raça e isso dificulta muito os processos de luta e propostas de políticas públicas para diminuir os casos de racismo que acontecem aqui. O encontro foi super emocionante e inspirador”, relata. 
A tradução e distribuição do livro “O Pacto da Branquitude” foi realizada pela Editora Anacaona, cujo foco está na literatura marginal, escrita por minorias raciais ou socioeconômicas. Em sua galeria é possível encontrar traduções de outras autoras negras como Djamila Ribeiro e Sueli Carneiro.

 
ALMA PRETA

A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étino-racial no Brasil.


Matérias Publicadas por Data

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...