O agressor foi solto com pagamento de fiança. É necessário que uma ação imparcial proteja essa vida desse ataque violento e absurdo.

O autor da ameaça de morte a Ñandesy (rezadeira)Tereza, de 87 anos, foi detido pela polícia ontem. Em testemunha, a vítima afirmou inúmeras vezes que ele invadiu a casa dela, a ameaçou de morte, gritou várias vezes chamando ela de “bruxa”. E ainda disse que se ela chamasse algum tipo de socorro ele ia executar ela, assim como queimar a casa tradicional da anciã.

Um dos motivos maiores das ameaças a Ñandesy, foi por conta que a vítima estava cuidando de uma jovem, companheira atual do autor, e a mesma vinha passando por inúmeras violências domésticas e foi pedir socorro a Ñandesy que acolheu e cuidou da jovem.

O autor dos fatos, estava muito alterado, foi armado com faca para executar a Ñandesy e outra sua filha que é Yvyraija (aprendiz de rezadeira). E ainda durante a prisão disse que se for solto ele vai “matar” a Ñandesy, afirmando que ela merece ser queimada como “bruxa” dentro de sua casa ‼️ Dona Teresa se encontra bem debilitada, assustada, muito triste e com medo, ela mora no território de Bororó, é uma cuidadora/rezadeira da comunidade. É uma artesã, parteira e também do conselho da Kuñangue Aty Guasu.

Seguimos acompanhando o caso, estamos tristes e revoltadas, pois mais uma anciã de nosso povo está sob ameaça 😓

#fundamentalismoreligiosomata #fundamentalismoreligioso #sosguarani #sosindigenasdobrasil #sosguaranikaowá #sosindigenouspeople


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...