08/11/2023

WikiCRIOLA: Participe da Seleção para Formação e Mentoria de Mulheres Negras em Tecnologia

 

Em parceria com a Fundação Wikimedia, Criola lança WikiCRIOLA – Projeto de aprimoramento das habilidades no uso de novas tecnologias para construção de meios para equidade racial. O objetivo do projeto é contribuir para a construção da narrativa de um mundo sem racismo, a partir da criação de espaços de inovação e co-criação desse futuro, por meio da editoração colaborativa de uma “enciclopédia virtual” e da oferta de formação.

A intenção do projeto é reafirmar as meninas e mulheres negras potentes e mobilizadas, enfrentando e produzindo tecnologias sociais como respostas às desigualdades e iniquidade. Disputando as narrativas e ampliando a voz delas – especialmente na esfera pública.

Se você é uma mulher negra cis ou trans, é maior de 18 anos, mora no Brasil, e quer aprimorar habilidades no uso de novas tecnologias para fortalecer a construção da equidade racial, esse programa é para você! Para participar da seleção, preencha o formulário no link abaixo até 13/11. Os resultados serão divulgados aqui no site em 18/11.

 

 

Os objetivos da formação são:

• Formar 30 mulheres negras cis e trans, oferecendo ferramentas e habilidades no uso de novas tecnologias, conhecimento livre, Creative Commons, hardwares e softwares livre, recursos comunicacionais, direito a comunicação, acesso a produção e disseminação de conhecimento livre, LGPD, uso da internet; 

• Produzir informações e conteúdos colaborativos sobre os impactos do racismo patriarcal cis heteronormativo através de habilidades no uso de novas tecnologias; 

• Oferecer mentoria para grupo de 10 mulheres negras cis e trans que participaram da formação. 

 

 

As 30 selecionadas participarão de formação presencial no Rio de janeiro, de 1 a 5 de Dezembro. Não esqueça: para participar você precisa estar comprometida com a formação, ter frequência e participação de 100% nas aulas e atividades.

Não deixe essa oportunidade passar! Inscreva-se agora!