A data será comemorada em 15 de dezembro; medida entra em vigor a partir desta terça (22), data de sua publicação no DODF

Carolina Caraballo, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

O dia 15 de dezembro ficará marcado no calendário oficial de eventos do Distrito Federal como o Dia da Mulher Advogada. A lei nº 7.339, de autoria da deputada distrital Jaqueline Silva, foi sancionada pelo governador Ibaneis Rocha, passando a entrar em vigor a partir desta quarta-feira (22), data de sua publicação no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

A aprovação da data comemorativa é mais do que um reconhecimento ao trabalho das cerca de 25 mil advogadas que atuam na capital do país. É um símbolo de representatividade e respeito àquelas que representam 52% da advocacia local.

 

Leia também

Governador fortalecerá advocacia dativa em apoio à população de baixa renda

DPDF oferece exames gratuitos de DNA semanalmente a partir desta quinta

Não é de hoje que o Governo do Distrito Federal (GDF) tem adotado medidas que valorizam a carreira judiciária. Em 2022, a lei nº 7.157 estabeleceu que advogados iniciantes podem auxiliar a Defensoria Pública no atendimento à população de baixa renda e receber do governo pelo serviço.

Os advogados dativos precisam ter até cinco anos de inscrição na Seccional DF da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Os profissionais são nomeados por um juiz ou juíza para atuar em processos judiciais nas comarcas em que o número de defensores públicos é insuficiente para atender a população que não tem recursos para contratar um advogado.

Atualmente, a advocacia dativa tem mais de 5 mil profissionais cadastrados. No DF, a norma vem sendo executada pelo programa Justiça Mais Perto do Cidadão, administrado pela Secretaria de Justiça e Cidadania do DF  (Sejus).

fonte: https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2023/11/22/lei-institui-o-dia-da-mulher-advogada-no-df/

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...