Fenômeno ocorrido durante a pandemia de covid-19 é parte de um programa de seminários e analisa a desigualdade de gênero sob a ótica da economia

 

Publicado: 22/11/2023 - Jornal da USP
Por
O fechamento das escolas na pandemia causou um fenômeno de desligamentos dos postos ocupados por mulheres – Foto: Freepik

 

No dia 23 de novembro, das 13h30 às 14h30, a Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP promoverá o evento Impacto do fechamento das escolas durante a pandemia de covid-19 sobre o emprego das mulheres em São Paulo, com a economista Júlia Stehmann. Voltado para alunas de Economia, o evento é presencial e não exige inscrições para participar. 

Júlia Stehmann – Foto: Lattes

Os resultados da pesquisa de Stehmann indicam que o fechamento das escolas na pandemia causou um fenômeno de desligamentos dos postos ocupados por mulheres, que, sem a estrutura da escola, tiveram que se dedicar integralmente aos cuidados das crianças. “Esses efeitos foram ainda mais intensos para grupos mais vulneráveis da população, como mulheres pretas e pardas e com baixa escolaridade”, acrescenta a pesquisadora. O encontro discutirá essa evasão a partir da perspectiva da economia do trabalho e da economia de gênero.

A palestra faz parte do programa BWE Brown Bag Seminars, que promove eventos quinzenalmente, às quintas-feiras, na FEA. As atividades buscam promover e reconhecer a contribuição das mulheres na área de economia, para criar um ambiente mais inclusivo e encorajador para a produção das alunas. A cada duas semanas são apresentados artigos e trabalhos em andamento realizados pelo programa de pós-graduação da FEA-USP. 

BWE Brown Bag Seminars é organizado pelo grupo de pesquisa EconomistAs, que estuda as dimensões da desigualdade de gênero no Brasil. “Estamos especificamente interessadas na falta de mulheres na economia, tanto na carreira acadêmica quanto no mercado de trabalho”, explica a organização. O grupo também se propõe a promover a inclusão de mulheres economistas no mercado de trabalho e aumentar as conexões entre as profissionais.

 

Serviço

Impacto do fechamento das escolas durante a pandemia de covid-19 sobre o emprego das mulheres em São Paulo

Quando: 23 de novembro, das 13h30 às 14h30

Onde: Sala E-11, FEA-1Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 – Butantã, São Paulo

Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

*Com supervisão de Tabita Said e Antonio Carlos Quinto

 

fonte: https://jornal.usp.br/diversidade/fechamento-das-escolas-durante-a-pandemia-causou-onda-de-desligamentos-de-mulheres/

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...