Evento acontecerá em Brasília durante os dias 28 e 31 de janeiro

 

Entre os dias 28 e 31 de janeiro, a capital federal receberá a 2ª Jornada Por Equidade Racial na Educação, que tem como objetivo ampliar o debate e apoiar as reinvindicações por uma educação antirracista de modo que seja promovida no Sistema de Ensino Nacional a equidade racial, assim como possibilitar a formação de jovens lideranças negras. O evento é organizado pela UNEafro Brasil, tem apoio do Projeto SETA – Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista e será realizado durante a Conferência Nacional de Educação 2024 (CONAE 2024), espaço que buscar garantir o diálogo entre a comunidade educacional, a sociedade civil e o governo federal, a fim de definir o texto final do novo Plano Nacional de Educação (PNE) e apresentá-lo à aprovação do Congresso Nacional.

Para ampliar a discussão sobre equidade racial no Plano Nacional da Educação com os estudantes dos seus núcleos de educação popular, a UNEafro Brasil vai em comitiva participar da CONAE. Antes da viagem, os participantes passarão por uma formação abrangente sobre o assunto principal do encontro. 

Durante a jornada, além de atuarem como observadores para conhecer a dinâmica das conferências de educação, alunas e alunos, com suporte de coordenadores, serão incentivados a participar ativamente dos debates da programação, com apresentação de propostas embasadas em dados relevantes. 

1ª Jornada Por Equidade Racial na Educação, que aconteceu em junho de 2023, contou com a participação de 150 estudantes, coordenadores, professores e militantes dos núcleos de educação popular da UNEafro de São Paulo e do Rio de Janeiro, e proporcionou participações em atividades no Ministério da Educação, Ministério do Meio Ambiente, Palácio do Planalto, na Frente Parlamentar Mista Antirracismo, da Câmara e do Senado Federal e uma aula pública na frente do Banco Central. 

Sobre a UNEafro Brasil

A UNEfro Brasil é uma organização do movimento negro que tem como principal estratégia de mobilização a promoção de núcleos de educação popular, os cursinhos comunitários. Surgiu em março de 2009 e hoje conta com mais de 30 núcleos físicos espalhados por São Paulo e Rio de Janeiro, atuando também em todo o país pela internet a partir do Núcleo Virtual. São milhares de estudantes da comunidade negra, quilombola, indígena, imigrante, trabalhadora e periférica atendidos em 15 anos de história. Outras estratégias adotadas pelo movimento são os Comitês Antirracistas, o trabalho de incidência política nacional e internacional, articulação em rede para potencializar as lutas e educação popular ambiental.

Sobre o Projeto SETA

O Projeto SETA é uma aliança entre movimentos sociais e organizações negras, quilombolas, indígenas e feministas ligadas ao tema da educação. Compõem a iniciativa a ActionAid, Ação Educativa, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, CONAQ, Geledés, Makira-E’ta e UNEafro Brasil, organizações reconhecidas e comprometidas na atuação no campo da educação antirracista. A atuação do Projeto SETA consiste no trabalho participativo por meio da realização de pesquisas, incidência política, formações e campanhas de mobilização em prol da equidade racial na educação. Trata-se de um trabalho que promove sistematicamente a voz, a mobilização e a liderança dos grupos representados pelo projeto. A visão coletiva do SETA é um sistema de educação público brasileiro construído com base nos princípios de justiça social e racial e que garantam a todas as pessoas o direito a uma educação contextualizada e de qualidade.

fonte: https://www.geledes.org.br/2a-jornada-por-equidade-racial-na-educacao-da-uneafro-brasil-e-realizada-na-conferencia-nacional-de-educacao/

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...