Quase lá: Bloco em homenagem a Marielle Franco vai abrir o carnaval de SP

Grupo Afro Ilu Obá De Min sairá na sexta-feira (9/2) e no domingo (11/2), no Centro de São Paulo. Marielle Franco foi assassinada em 2018, no Rio

Bloco Afro Ilú Obá De Min vai homenagear a vereadora carioca assassinada em 14 de março de 2018 -  (crédito: Reprodução/Instagram @ iluoba)
Bloco Afro Ilú Obá De Min vai homenagear a vereadora carioca assassinada em 14 de março de 2018 - (crédito: Reprodução/Instagram @ iluoba)

 

Francisco Artur
postado em 30/01/2024 Correio Braziliense

O carnaval de rua de São Paulo começará, na sexta-feira (9/2), com a saída do Bloco Afro Ilu Obá De Min, que comandará o enredo Irúgbìn – Família Franco, Marielle, em homenagem à Marielle Franco — vereadora assassinada em 2018. Além de sexta, o bloco sairá no domingo (11/2). O desfile começa na Praça da República e termina no Largo do Paysandu, na região central da capital paulista.

De acordo com informações com o portal Alma Preta, o enredo do Bloco Afro Ilú Obá De Min ressalta famílias pretas e exalta a continuidade da vida e de gerações, também por isso a palavra irúgbìn rege a homenagem a Marielle. Em língua iorubá, a expressão significa semente, uma das ideias que Franco plantou ao lado de sua família: a mãe, Dona Marinete Francisco, o pai, Antônio da Silva Neto, a irmã, Anielle Franco, e a filha Luyara Franco.

As apresentações do Ilu Obá De Min contarão com sons de trambores, xequerês, agogôs, dançarinos e pernaltas. O bloco sairá às ruas entoando cânticos de justiça contra o genocídio da população negra, além de exigir respeito às religiões de matriz africana e aos corpos negros desumanizados pela sociedade.

O Bloco Afro Ilú Obá De Min abre o carnaval de rua de São Paulo há 19 anos. O coletivo reúne cerca de 400 integrantes entre bateria e corpo de dança.

 

fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/diversao-e-arte/2024/01/6794876-bloco-em-homenagem-a-marielle-franco-vai-abrir-o-carnaval-de-sp.html

 


Matérias Publicadas por Data

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...