"O Brasil, que é a 9ª economia do mundo, quando se posiciona contra o genocídio na Faixa de Gaza faz algo que o resto do mundo presta atenção."

Deputada Dandara em defesa do cessar-fogo na Faixa de Gaza. Fotos: Gustavo Bezerra

A deputada Dandara (PT-MG) participou pelo PT e pela Frente Parlamentar Mista Antirracista do encontro com a representante do Instituto Palestino de Diplomacia Pública (PIPD), Rula Jamal, ocorrido nesta quarta-feira (21/2) na sala de reuniões da Liderança do partido na Câmara. Durante a conversa, a líder palestina denunciou o colonialismo histórico sionista na Palestina, além de inúmeras violações de direitos humanos que têm ocorrido na região, principalmente sobre o genocídio atual praticado pelo governo de extrema direita de Israel na Faixa de Gaza.

Durante a reunião, que também contou com a participação do deputado Ivan Valente (PSOL-SP) – representando seu partido -, do Embaixador do Saara Ocidental, Ahamed Mulay Ali Hamadi, e do presidente do Instituto Brasil-Palestina, Ahmed Shehada, Rula Jamal agradeceu o apoio dos partidos de esquerda e do governo Lula à causa Palestina.

“O Brasil, que é a 9ª economia do mundo, quando se posiciona contra o genocídio na Faixa de Gaza faz algo que o resto do mundo presta atenção. No entanto, sabemos que a solução para pôr fim ao colonialismo sionista de 75 anos nos territórios ocupados é a criação do Estado Palestino”, explicou Rula Jamal.

Deputada Dandara e Rula Jamal

Violações de direitos

Além dos agradecimentos, Rula Jamal também encaminhou documentos reunidos pelo instituto que comprovam inúmeras violações aos direitos humanos dos palestinos que vivem nos territórios ocupados por Israel. A deputada Dandara garantiu que vai compartilhar com representantes do governo Lula todas as denúncias e reafirmou o compromisso do Partido dos Trabalhadores com a luta do povo palestino por liberdade.

“Acho que o Brasil pode atuar pelo fim do colonialismo, pelo cessar-fogo e por ações concretas contra o que Israel tem feito. Os documentos que ela tem sobre mortes, atentados, massacres vão ser compartilhados com a Frente Parlamentar Mista Antirracista e o governo brasileiro. [Me] comprometi a compartilhar os documentos com a Secretaria-Geral da Presidência da República e com o presidente Lula, e manifestei a ela a nossa solidariedade enquanto Partido dos Trabalhadores. Combater a extrema direita no mundo é um papel central para nós, um compromisso inegociável com a vida e a luta pela liberdade”, disse a petista.

 

Héber Carvalho

fonte: https://ptnacamara.org.br/dandara-representa-o-pt-em-encontro-que-denuncia-o-genocidio-na-faixa-de-gaza/

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...