A edição de 2024 contará com a presença de políticos e membros da Rede Global de Cidades Antirracistas

A imagem mostra duas mulheres negras presentes em uma das edições passadas do Festival da Diáspora. Em 2024, o evento acontece no Rio de Janeiro, entre os dias 22 e 25 de fevereiro.

Foto: Reprodução - A imagem mostra duas mulheres negras presentes em uma das edições passadas do Festival da Diáspora. Em 2024, o evento acontece no Rio de Janeiro, entre os dias 22 e 25 de fevereiro.

23 de fevereiro de 2024

Alma Preta
 

Desde quinta-feira (22), o Rio de Janeiro é palco do Festival da Diáspora 2024, que reúne mais de 200 participantes de cidades norte-americanas e fluminenses. O evento conta com a presença de cinco prefeitos dos Estados Unidos, além de representantes de 20 municípios do estado do Rio, que são signatários do Pacto de Combate ao Racismo e membros da Rede Global de Cidades Antirracistas, liderada pela Prefeitura carioca.

O festival, que tem como foco principal a discussão sobre políticas públicas de combate ao racismo e promoção da igualdade racial nas Américas, é realizado no Hotel Sheraton, com o apoio da Prefeitura. As coordenadorias da Promoção da Igualdade Racial e de Relações Internacionais e Cooperação são parceiras do evento. O encerramento está marcado para domingo (25), no Palácio da Cidade.

No dia 23 de fevereiro, a Prefeitura marcará presença no festival em dois momentos: na apresentação do tema “Políticas públicas na luta contra o racismo” e no painel “Fazendo a política funcionar nas Américas”, que contará com a participação da Secretaria de Promoção da Mulher.

Segundo nota da Prefeitura do Rio, além de discutir questões relacionadas ao combate ao racismo, o festival tem como missão promover a igualdade de gênero e o empoderamento feminino, o desenvolvimento econômico inclusivo e sustentável, e a união de pessoas de diversas origens culturais. O evento também inclui uma premiação para projetos inovadores voltados à transformação de comunidades diaspóricas.

Mais informações sobre o evento podem ser consultadas na página oficial do Festival.

Serviço

Festival da Diáspora 2024

Quando: entre os dias 22 e 25 de fevereiro

Local: Sheraton Grand Rio Hotel & Resort – Av. Niemeyer, 121 – Leblon, Rio de Janeiro – RJ, 22450-220

Informações adicionais: consultas sobre inscrições e programação do evento podem ser consultadas no link

Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Evento debate políticas públicas de combate ao racismo nas Américas

Festival da Diáspora 2024 termina neste domingo

Publicado em 25/02/2024 - 14:11 Por Alana Gandra – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

ouvir:

Termina neste domingo (25) o Festival da Diáspora 2024, que começou na última sexta-feira (23), na cidade do Rio de Janeiro, e debateu políticas públicas de combate ao racismo e promoção da igualdade racial nas Américas.

O festival reuniu cerca de 250 participantes de cidades norte-americanas e fluminenses, e contou com o apoio da prefeitura carioca, através da Coordenadoria da Promoção da Igualdade Racial (CPIR) e da Coordenadoria Especial de Relações Internacionais e Cooperação.

As cidades fluminenses são signatárias do Pacto de Combate ao Racismo e integrantes da Rede Global de Cidades Antirracistas, presidida pela prefeitura do Rio. O pacto foi assinado pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, na cidade de Denver, no ano passado.

Em entrevista à Agência Brasil, o coordenador de Promoção da Igualdade Racial, Yago Feitosa, disse que, a partir do evento, “é possível reforçar os sentimentos de comunidade entre as pessoas negras, lideranças da sociedade civil e gestores públicos, tanto dos Estados Unidos, que têm uma experiência muito parecida com a nossa, em termos da diáspora africana, como do Brasil”.

Para a capital fluminense e as cidades que são signatárias do Pacto de Combate ao Racismo, Yago Feitosa afirmou que o balanço também é positivo. Durante o festival, a prefeitura apresentou o Índice de Monitoramento e Desenvolvimento das Políticas de Igualdade Racial (Indepir).

“Esse índice é importante, não só por ser inédito, ser o IDH [Índice de Desenvolvimento Humano] da promoção da igualdade racial no mundo, mas também porque ele vai transformar os dados dos municípios em formação, tudo aquilo que se relaciona à questão racial, e transforma essas informações em políticas públicas”.

“Acho que, em termos de gestão pública, nós conseguimos criar um intercâmbio muito interessante para o aprimoramento do uso desses dados”, apontou Yago Feitosa.

Aprimoramento

O coordenador do CPIR acredita que só assim os municípios e os gestores de promoção da igualdade racial vão conseguir aprimorar a implementação de políticas para a população negra, indígena e de comunidades tradicionais. Feitosa admitiu que o Indepir poderá também vir a ser adotado por outras cidades do mundo. O mesmo esforço vem sendo empreendido em cidades norte-americanas que têm prefeitos negros ou população negra expressiva.

O Indepir já está em operação e lançará, neste ano, seu primeiro relatório sob a coordenação do pesquisador Douglas Leite, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF).

 

Desafio

A cerimônia de abertura, realizada na última sexta-feira (23), contou com a presença da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, entre outras autoridades. A ministra considerou de “extrema importância a realização de um evento como esse, internacional, que acontece no Rio de Janeiro e que reúne a beleza da cidade e todos os seus dados, que são desafiadores”.

O Festival da Diáspora é um evento sem fins lucrativos, idealizado por Cordell Carter, diretor-executivo do Programa Sócrates, do Aspen Institute, e co-produzido pelo Aspen Institute Project on Belonging.

O evento é realizado pela Corporação Casa Innovation, incubadora social que estimula empreendedores sociais da Colômbia e Américas. Outras missões do Festival incluem a promoção da igualdade de gênero e empoderamento feminino, do desenvolvimento econômico inclusivo e sustentável e da reunião de pessoas de diversas origens culturais.

Edição: Denise Griesinger

fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-02/evento-debate-politicas-publicas-de-combate-ao-racismo-nas-americas

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...